Atriz e apresentadora Lolita Rodrigues morre aos 94 anos em João Pessoa

Na madrugada deste domingo, 5, a atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues faleceu aos 94 anos, em João Pessoa (PB). Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, tratando de uma pneumonia. A notícia foi confirmada por amigos da família.

Lolita, cujo nome verdadeiro era Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nasceu em março de 1929 em Santos e foi uma das atrizes pioneiras da televisão brasileira, com uma carreira que se estendeu por seis décadas. Seu nome artístico faz referência às suas origens espanholas, que tiveram grande influência em sua carreira tanto na música quanto na dramaturgia.

Ao longo dos anos, Lolita deixou sua marca na tela, participando de momentos que atravessaram gerações. Ela fez parte da primeira transmissão da história da televisão brasileira, em 1950, e ficou marcada pela clássica entrevista ao lado de Hebe Camargo e Nair Belo para Jô Soares, em 2000.

A trajetória de Lolita começou quando ela ainda era criança, no final dos anos 1930, atuando em radionovelas. Mais tarde, ela se tornou cantora e teve papel importante na Era de Ouro da rádio brasileira. Sua estreia na televisão foi marcada pela participação na primeira transmissão do meio, cantando o “hino da TV” na Tupi, em 1950. Nos anos 1950, ela também se tornou apresentadora ao lado do marido, Airton Rodrigues, no programa “Almoço com as Estrelas”, exibido nas tardes de sábado por mais de 20 anos.

Como atriz, Lolita começou interpretando uma cigana na novela “Corcunda de Notre Dame”, na Tupi, em 1957. Seis anos depois, ela protagonizou a primeira telenovela diária do Brasil, “2-5499 Ocupado”, ao lado de Glória Menezes e Tarcísio Meira.

Na TV Globo, ela participou de inúmeras novelas, como “Sassaricando” (1987), “Rainha da Sucata” (1990), “A Viagem” (1994), “Terra Nostra” (1999), “Kubanacan” (2003) e “Viver a Vida” (2009). Além disso, entre 2003 e 2006, ela fez parte do programa de humor “Zorra Total”.

A última aparição pública de Lolita foi em 2015. Nos últimos anos, ela morava em João Pessoa ao lado de sua filha, Silvia, fruto de seu casamento com Airton Rodrigues, que faleceu em 1993.

A morte da artista foi lamentada por diversos artistas nas redes sociais, como o autor Walcyr Carrasco, a atriz Tássia Camargo e a apresentadora Sônia Abrão. O corpo de Lolita será cremado em uma cerimônia restrita à família nesta segunda-feira, 6.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo