Enem: redação pode abordar temas inesperados e exige proposta de intervenção

No próximo domingo, dia 5, acontecerá a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes terão cinco horas e 30 minutos para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo e responder 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens.

Obter a nota máxima na redação é fundamental para os candidatos, pois contribui significativamente para a pontuação final. O professor Thiago Braga, do Sistema de Ensino PH, destaca que o Enem tem escolhido temas relacionados aos problemas da sociedade brasileira. Isso ocorre porque o gênero dissertativo-argumentativo, exigido na redação, requer dos alunos uma proposta de intervenção para o tema em questão.

De acordo com Braga, a prova tem buscado evitar temas óbvios e surpreender os estudantes. Ele cita como exemplos de temas que dialogam com questões sociais da atualidade e que podem ter esse fator surpresa a discussão sobre o marco do saneamento e o sistema carcerário brasileiro.

Há também outros temas que podem aparecer, mas são menos óbvios. O professor menciona a discussão sobre obesidade, que tem sido aguardada há algum tempo, além de temas relacionados à educação, que nunca foram cobrados pelo Enem. Ele destaca ainda a violência doméstica com foco em crianças, que recebeu atenção do governo este ano.

Na correção das redações, são avaliadas cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos. São elas: uso correto da norma culta da língua portuguesa, coesão entre frases e parágrafos, argumentação frente ao tema proposto, proposta de intervenção na conclusão e adequação ao tipo de texto, ou seja, se o texto possui introdução, argumentação, conclusão e complexidade na apresentação dos argumentos.

Segundo Braga, a competência mais complexa de ser avaliada é a adequação ao tipo de texto, que exige repertório sócio-cultural e uma experiência de vida para sustentar a argumentação de forma bem feita e articulada.

Para a reta final de estudos, o professor sugere que os alunos busquem listas de prováveis temas e desenvolvam roteiros argumentativos para cada um deles. Assim, é possível desenvolver repertórios dissertativos-argumentativos que podem ser utilizados para mais de um tema proposto. Além disso, é importante estudar técnicas gramaticais, como coesão e coerência, que também são avaliadas.

Braga ressalta a importância de fazer um rascunho da prova, elaborando um roteiro de ideias antes de escrever a primeira versão do texto. Para o professor, o raciocínio é um pensamento organizado e ter um roteiro ajuda o aluno a ter um mapa para escrever o texto da forma mais adequada possível. Agora só resta aos candidatos se prepararem e aguardarem o grande dia da prova de redação do Enem.

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