Enem em São Paulo: Governo garante fornecimento de energia elétrica em todas as escolas utilizadas no exame

No final da tarde deste sábado (4), o Governo de São Paulo recebeu a garantia do Ministério de Minas e Energia de que todas as escolas do estado terão fornecimento de energia elétrica para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa medida foi tomada devido aos danos causados nas redes de infraestrutura devido às tempestades e rajadas de vento ocorridas na sexta-feira (3).

Desde a manhã, o governador Tarcísio de Freitas negociou com o ministro Alexandre Silveira para garantir que os estudantes paulistas não fossem prejudicados. O Governo Federal confirmou que as concessionárias irão disponibilizar geradores nos locais de prova que ainda estiverem sem energia elétrica.

A orientação para os estudantes que farão o Enem é comparecer no horário e local já estabelecidos pelo Ministério da Educação neste domingo. O Governo de São Paulo também está em contato com as concessionárias de energia elétrica para reforçar a necessidade de esforço emergencial na normalização do fornecimento em todos os locais que permanecem sem energia.

Até o início da tarde, as concessionárias Enel, CPFL e EDP informaram desligamentos de energia em diversas cidades do estado, como São Paulo, Osasco, Santos, Guarulhos, entre outras. A falta de energia também afetou o abastecimento de água, com paralisação em instalações e estações elevatórias. A Sabesp solicita que a população reduza o consumo de água até a normalização completa dos serviços.

Pontos críticos de falta de água foram identificados em várias regiões da capital e da Grande São Paulo. A Sabesp está trabalhando para abastecer essas áreas com caminhões-tanque, porém não há previsão para o restabelecimento total do fornecimento regular de água.

Além disso, as fortes chuvas também causaram problemas e acidentes. Segundo a Defesa Civil, seis pessoas morreram no estado, com ocorrências de quedas de árvores e desabamentos. As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros atenderam mais de 2 mil chamados em 40 cidades, porém não há previsão de novas tempestades nos próximos dias.

Diante desses acontecimentos, o Governo de São Paulo está empenhado em solucionar os problemas o mais rápido possível para garantir que as atividades, como o Enem, ocorram normalmente e que a população seja assistida nos serviços essenciais, como o abastecimento de água.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo