Inauguração de faixa azul exclusiva para motos nas avenidas Sumaré e Paulo VI em São Paulo acontecerá na próxima segunda-feira.

A prefeitura de São Paulo anunciou a inauguração de um novo trecho de 6 km de faixa azul exclusiva para motocicletas nas avenidas Sumaré e Paulo VI, na zona oeste da cidade. Com essa adição, a capital contará com um total de 33 km de faixas dedicadas às motos, um modelo que não está previsto no Código Nacional de Trânsito, mas que vem sendo testado na cidade.

Atualmente, a faixa azul já está em funcionamento em trechos do Corredor Norte-Sul, nas avenidas Prestes Maia e Tiradentes, na região central, na avenida 23 de Maio e na avenida dos Bandeirantes. A iniciativa tem sido vista como uma das vitrines da gestão do prefeito Ricardo Nunes, que afirma que a implementação das faixas azuis tem contribuído para a redução do número de mortes de motociclistas nas vias onde elas foram instaladas. De fato, dados de monitoramento dos corredores na avenida 23 de Maio e na avenida dos Bandeirantes mostram que não houve registro de óbitos em ambas as avenidas desde que receberam a sinalização.

A meta da prefeitura é implantar pelo menos um corredor de faixa azul a cada quinzena, totalizando cerca de 100 km de vias até janeiro de 2024. O prefeito Ricardo Nunes já prometeu ampliar as faixas até 200 quilômetros até o final de seu mandato.

O novo trecho na avenida Sumaré terá início na altura da rua Apiacás, seguindo até a rua Varginha, enquanto na avenida Paulo VI, a faixa terá termino na rua Lisboa. Serão 3 km em cada sentido das avenidas, com velocidade máxima de 50 km/h. A prefeitura estima que aproximadamente 3.500 motos circulem nessas avenidas diariamente.

Segundo a gestão municipal, no início da operação, a faixa azul será sinalizada também com faixas de vinil e banners educativos, destacando os comportamentos necessários para a segurança, como atenção redobrada aos pedestres, respeito à velocidade regulamentada e sinalização antes de mudar de faixa.

É importante ressaltar que a instalação das faixas azuis foi autorizada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), ligada ao Ministério dos Transportes, depois que a prefeitura perdeu um prazo para instalá-las em outras avenidas da cidade. Para a implantação das faixas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) precisa enviar trimestralmente um relatório detalhado sobre o uso dessas vias, incluindo dados de acidentes, feridos e mortos antes e depois da instalação das faixas.

A prefeitura estima que existam cerca de 1,3 milhão de motos em circulação na cidade de São Paulo. O custo para instalar a faixa azul é de R$ 150 mil por quilômetro, sendo necessário apenas a mudança na sinalização.

A próxima etapa de instalação das faixas está prevista para acontecer nas avenidas das Nações Unidas, Miguel Yunes, Faria Lima, Zaki Narchi, Luiz Dumont Villares, do Estado e Jacu-Pêssego, incluindo as avenidas Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar.

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