Atualmente, a faixa azul já está em funcionamento em trechos do Corredor Norte-Sul, nas avenidas Prestes Maia e Tiradentes, na região central, na avenida 23 de Maio e na avenida dos Bandeirantes. A iniciativa tem sido vista como uma das vitrines da gestão do prefeito Ricardo Nunes, que afirma que a implementação das faixas azuis tem contribuído para a redução do número de mortes de motociclistas nas vias onde elas foram instaladas. De fato, dados de monitoramento dos corredores na avenida 23 de Maio e na avenida dos Bandeirantes mostram que não houve registro de óbitos em ambas as avenidas desde que receberam a sinalização.
A meta da prefeitura é implantar pelo menos um corredor de faixa azul a cada quinzena, totalizando cerca de 100 km de vias até janeiro de 2024. O prefeito Ricardo Nunes já prometeu ampliar as faixas até 200 quilômetros até o final de seu mandato.
O novo trecho na avenida Sumaré terá início na altura da rua Apiacás, seguindo até a rua Varginha, enquanto na avenida Paulo VI, a faixa terá termino na rua Lisboa. Serão 3 km em cada sentido das avenidas, com velocidade máxima de 50 km/h. A prefeitura estima que aproximadamente 3.500 motos circulem nessas avenidas diariamente.
Segundo a gestão municipal, no início da operação, a faixa azul será sinalizada também com faixas de vinil e banners educativos, destacando os comportamentos necessários para a segurança, como atenção redobrada aos pedestres, respeito à velocidade regulamentada e sinalização antes de mudar de faixa.
É importante ressaltar que a instalação das faixas azuis foi autorizada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), ligada ao Ministério dos Transportes, depois que a prefeitura perdeu um prazo para instalá-las em outras avenidas da cidade. Para a implantação das faixas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) precisa enviar trimestralmente um relatório detalhado sobre o uso dessas vias, incluindo dados de acidentes, feridos e mortos antes e depois da instalação das faixas.
A prefeitura estima que existam cerca de 1,3 milhão de motos em circulação na cidade de São Paulo. O custo para instalar a faixa azul é de R$ 150 mil por quilômetro, sendo necessário apenas a mudança na sinalização.
A próxima etapa de instalação das faixas está prevista para acontecer nas avenidas das Nações Unidas, Miguel Yunes, Faria Lima, Zaki Narchi, Luiz Dumont Villares, do Estado e Jacu-Pêssego, incluindo as avenidas Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar.