Diadema recebe comitiva da ACES para avaliação como candidato a Cidade Sul Americana do Esporte 2024.

Nesta sexta-feira (3/11), a cidade de Diadema recebeu a visita da comitiva da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Esporte (ACES), que está avaliando o município como candidato para receber o título de Cidade Sul Americana do Esporte para 2024. Durante a reunião, a comitiva recebeu um dossiê técnico com os programas e ações de promoção esportiva e de lazer implementados pela Prefeitura nos últimos anos, além de camisetas da Campanha Cidade SulAmericana do Esporte 2024 e do time da cidade, o Água Santa.

O prefeito José de Filippi Junior enfatizou que o documento é um balanço de todo o trabalho de políticas públicas na área do esporte. Segundo ele, essas políticas são essenciais para a promoção da saúde e da cultura de paz, além de contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

A comissão de avaliação da ACES é composta por representantes da Europa e da América do Sul, que destacaram a importância do esporte como um motivador para o desenvolvimento da sociedade. Eles ressaltaram a importância de que o esporte seja acessível a todos, especialmente em áreas vulneráveis, para oferecer esperança às crianças.

Após a reunião, a comitiva visitou o canteiro de obras do Quarteirão da Educação, no Jardim Promissão, para conhecer o complexo educacional, esportivo e cultural que está sendo construído. O projeto, que terá uma área construída de 25 mil m², contará com prédios para ensino fundamental, infantil e creche, quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas e teatro. O investimento total será de R$ 140 milhões e a previsão de entrega é para 2024.

A estrutura apresentada recebeu avaliação positiva da comitiva, que destacou a importância de Diadema continuar avançando e se desenvolvendo na área esportiva.

A agenda do primeiro dia de avaliação também incluiu apresentações de dança do Programa Mulheres em Movimento e do 3º Festival de Ginástica Artística, no Ginásio João do Pulo, no Jardim Canhema.

O selo de Cidade Sul Americana do Esporte é chancelado pelo Parlamento Europeu, com o apoio da Unesco, e é concedido a cidades que promovem a inclusão social, a cultura e a educação por meio da democratização do acesso ao esporte. Diadema se candidatou ao título em março deste ano e a visita da comitiva para conhecer as ações presencialmente demonstra a possibilidade real de conquista do selo.

No sábado (4), a comitiva acompanhará festivais de futebol de campo e voleibol, além de ações de lazer na piscina do Clube Municipal Mané Garrincha e no Parque do Paço. No domingo (5), será realizada a cerimônia de Defesa Técnica do Dossiê do Esporte e Lazer no auditório da Secretaria de Educação. O resultado da avaliação será divulgado na segunda-feira (6).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo