Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de veículos e restrições no feriado de Finados, veja o abre e fecha.

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), em decorrência do feriado de Finados. Além disso, as demais restrições de circulação, como o rodízio de caminhões, a zona máxima de restrição aos fretados e a circulação de caminhões, também estarão suspensas durante o feriado. No entanto, essas medidas voltarão a valer no sábado.

Os parques municipais naturais e urbanos permanecerão abertos para toda a população durante o feriado. É importante ressaltar que cada unidade possui um horário de funcionamento específico, o qual pode ser consultado no site da prefeitura. Além disso, os parques administrados pela Secretaria estadual de Meio Ambiente também estarão funcionando e as informações podem ser acessadas no site do governo.

Quanto ao transporte público, a SPTrans, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, implantará uma operação especial para facilitar o acesso da população aos cemitérios da capital. Será disponibilizado um reforço na frota de ônibus, que será equivalente à frota operada aos sábados, com cerca de 6.640 veículos em circulação. Além disso, os veículos das 263 linhas que passam nas proximidades dos cemitérios terão uma identificação no para-brisa, informando o destino específico.

O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes será das 6h às 22h, com exceção do Terminal Bandeira, que funcionará temporariamente das 6h às 20h.

No que se refere ao transporte de trem, metrô e ônibus intermunicipais, haverá algumas mudanças na operação durante o feriado de Finados e no primeiro dia de aplicação do Enem. Na quinta-feira, a CPTM funcionará com intervalos médios programados para domingos. A exceção será na linha 10-turquesa, que contará com o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), devido a obras de manutenção e modernização. Os veículos do Paese terão paradas nas estações Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Guapituba e Mauá.

Já no Metrô, a frota em circulação será equivalente à de um domingo, com trens reservas em todas as linhas. Nos demais dias do feriado e no final de semana, não haverá alteração na operação. O mesmo ocorrerá com as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU, que seguirão a programação de viagens praticadas aos domingos no feriado e as linhas obedecerão às tabelas de dias úteis na sexta-feira. É importante consultar os horários específicos das linhas no site da companhia ou no aplicativo.

Em relação aos serviços públicos, alguns estabelecimentos terão horários de funcionamento diferenciados. Os mercados e sacolões estarão abertos durante todos os dias do feriado, assim como os parques, os hospitais veterinários públicos e os centros esportivos. Já as subprefeituras, as AMAs e UBSs, o Procon-SP, as farmácias de medicamentos especializados, os AMEs e o Poupatempo estarão fechados no feriado.

Os bancos terão atendimento apenas na sexta-feira. Os shoppings terão horários especiais na quinta-feira e funcionamento normal nos demais dias. Os Correios estarão abertos na sexta-feira, mas fechados no feriado e no domingo. O Bom Prato estará aberto todos os dias do feriado.

Portanto, é importante verificar o funcionamento de cada estabelecimento antes de se programar para sair de casa durante o feriado de Finados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo