Outubro registra recorde histórico de chuvas no Rio de Janeiro com volume 119,5% acima do esperado.

No mês de outubro, a cidade do Rio de Janeiro bateu um recorde histórico de precipitação de chuva. De acordo com um levantamento feito pelo Sistema Alerta Rio, foram registrados 197,4 milímetros de chuva, o que representa um aumento de 119,5% em relação à média esperada para o mês, que é de 89,9 milímetros. Essa quantidade de chuva é mais do que o dobro da média histórica para o mês de outubro, ultrapassando os recordes anteriores de 1998 e 2003.

O levantamento também apontou os locais que tiveram os maiores volumes de chuva na cidade. A Rocinha, o Jardim Botânico e o Alto da Boa Vista registraram os maiores índices. Na Rocinha, foram acumulados 359,4 milímetros de chuva, um aumento de 144,5% em relação à média esperada para a estação pluviométrica. Já no Jardim Botânico, o volume foi de 316 milímetros, superando em 165,3% a estimativa para a estação. Em Laranjeiras, a marca foi de 268,4 milímetros, um aumento de 161,6% em relação ao esperado.

Outras regiões da cidade também tiveram volumes significativos de chuva. Na Grota Funda, em Guaratiba, foram registrados 277 milímetros, 142,6% acima da estimativa para a região. Já no Alto da Boa Vista, na zona norte, o acumulado foi de 305,4 milímetros, 84,6% maior do que a média para a área.

A meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, explicou que este ano ocorreram oito eventos chuvosos significativos em outubro, enquanto nos últimos dez anos, no máximo, foram registrados dois eventos no mesmo mês. Ela destacou que outubro é um mês de início do período chuvoso na Região Sudeste, mas que a variação de chuvas é bastante variável de ano para ano. Além disso, a presença de sistemas em médios níveis, como cavados e frentes frias, contribuíram para o aumento da intensidade das chuvas.

Devido à intensidade das chuvas, a cidade do Rio de Janeiro mudou de estágio por 20 vezes durante o mês. O município entrou em estágio de mobilização em 10 ocasiões, passando para o estágio de atenção em seguida e retornando ao estágio de normalidade por oito vezes. A Rocinha, por exemplo, entrou em estágio de atenção no dia 14 de outubro, devido ao acumulado de chuvas acima de 150 milímetros em 24 horas na região. A Defesa Civil acionou sete sirenes na comunidade.

Durante o mês de novembro, o Alerta Rio prevê chuva fraca a moderada em alguns pontos da cidade, sem ultrapassar os 29°C. No Dia de Finados, o céu estará nublado, mas sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados. Na sexta-feira, novas áreas de instabilidade devem influenciar o tempo na cidade, com previsão de pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte, durante a noite. Os ventos estarão moderados e as temperaturas apresentarão elevação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo