São Paulo tem outubro mais chuvoso em 80 anos, segundo o Inmet

No mês de outubro, a cidade de São Paulo registrou o maior volume de chuva dos últimos 80 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação meteorológica de Santana, localizada na zona norte da cidade, acumulou 356 mm de chuva até o início da tarde do dia 31. Esse valor supera o recorde anterior, que era de 237,9 mm em outubro de 1969.

A média histórica para o mês de outubro em São Paulo é de 127,2 mm, o que mostra que o volume deste ano ficou muito acima da média. O maior volume de chuva em 24 horas foi registrado no dia 9, com 86,6 mm.

No acumulado do ano, a cidade registrou 1.553,7 mm de chuva, 21% acima da média climatológica para esse período. Essa quantidade de chuva contrasta com as previsões feitas no final de setembro, que apontavam volumes inferiores a 160 mm.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, a passagem de seis frentes frias pelo oceano influenciou diretamente no aumento das chuvas em São Paulo. Além disso, o ar quente e úmido que predominou no estado de São Paulo e a formação de áreas de instabilidade em Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil também contribuíram para as chuvas acima da média.

Em decorrência das fortes chuvas, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo declarou estado de atenção para alagamentos em praticamente toda a cidade. Apesar disso, o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água, registrou 72,9% de sua capacidade, enquanto no ano passado o índice era de apenas 31,8%.

Além das chuvas intensas, as temperaturas também se destacaram em outubro. As temperaturas máximas ficaram em média 0,7°C acima da média para o mês, enquanto as mínimas ficaram em média 2°C acima. A temperatura máxima registrada foi de 33,7°C no dia 24, abaixo da maior temperatura de setembro.

Para o feriado prolongado de Finados, é esperado um tempo mais ameno, com céu encoberto e possibilidade de garoa ocasional. As temperaturas devem variar entre 18°C e 22°C. Em novembro, a previsão é de chuvas acima da média, devido à passagem de frentes frias e ao ar quente e úmido que ainda deve permanecer no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo