Raro meteoro em formato de bola de fogo ilumina o céu do Rio Grande do Sul e surpreende gaúchos

Na noite de segunda-feira (30), os gaúchos foram surpreendidos por um fenômeno raro nos céus do Rio Grande do Sul. Por volta das 23h15, um meteoro do tipo bola de fogo cruzou a atmosfera em chamas, iluminando todo o céu.

Embora a ocorrência de quedas de meteoros seja comum, o tipo “bola de fogo” é mais raro, acontecendo apenas duas vezes por ano no estado. No entanto, é ainda mais incomum presenciar um tão luminoso quanto este.

A queda do meteoro foi registrada por uma das câmeras do Observatório Bate-Papo Astronômico, localizado em Santa Maria, região central do estado. De acordo com o diretor-executivo do observatório, Fabrício Colvero, este foi o fenômeno mais intenso registrado desde a criação do projeto em 2019. E as imagens captadas também mostraram que a luminosidade se espalhou por todo o céu, sendo visível mesmo nas câmeras que não estavam apontadas para o local do meteoro.

Embora não tenhamos informações precisas sobre o ponto de impacto, estima-se que o meteoro tenha atingido o solo na região da campanha, no oeste gaúcho. Carlos Fernando Jung, engenheiro e diretor científico da região Sul da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, comparou este evento com outro acontecido em Caxias do Sul, em 1º de outubro de 2020, e afirmou que as dimensões dos meteoros foram semelhantes.

No entanto, como os equipamentos não conseguiram medir as dimensões do meteoro do dia 30, Jung aguarda por outros registros que possam auxiliar nessa estimativa. O que se sabe é que a velocidade do meteoro descartou a possibilidade de ser uma reentrada atmosférica, como a queda de um satélite.

Apesar do impacto visual e da onda de choque que causa a sensação de explosão, não há riscos à população. A queda do meteoro trouxe apenas surpresa e fascínio aos habitantes do Rio Grande do Sul. Estes eventos raros nos lembram da imensidão e do mistério do universo, despertando o interesse pela astronomia e a curiosidade sobre os fenômenos celestes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo