Polícia Civil de São Paulo investiga morte de torcedor são-paulino durante comemoração do título da Copa do Brasil

No último dia 20, um cabo da Polícia Militar prestou depoimento à Polícia Civil de São Paulo sobre a ação que resultou na morte do torcedor são-paulino Rafael dos Santos Tercilio Garcia, de 32 anos. As investigações apontam que Garcia, que era surdo, foi atingido na cabeça por uma “bean bag”, um tipo de munição utilizada pela PM como alternativa às balas de borracha. A perícia constatou que essa munição é feita de uma fibra sintética chamada aramida que contém pequenas esferas de chumbo em seu interior.

O policial militar, acompanhado de um advogado, afirmou que não presenciou nenhum dos dois policiais que estavam com ele na viatura efetuando disparos contra os torcedores. Ele também relatou que durante a confusão, a viatura teve um pneu danificado e que alguns animais da tropa sofreram ferimentos leves.

Outro policial militar, um soldado, também foi ouvido em depoimento no dia 24 e também afirmou não ter visto nenhum disparo. Ambos os policiais confirmaram que um terceiro policial da equipe estava armado com uma arma que poderia ser carregada com munições como a “bean bag”. Esse terceiro policial, um cabo, é um dos suspeitos de ter sido responsável pelo tiro que matou o torcedor. Porém, nem ele nem um quarto policial envolvido na ação foram ouvidos até o momento. O depoimento deles, que estava marcado para esta quarta-feira (1º), foi adiado.

Um laudo da Polícia Científica concluiu que a morte de Garcia foi causada por traumatismo cranioencefálico devido a um disparo de arma de fogo. O caso ocorreu durante as comemorações do título da Copa do Brasil, nas proximidades do estádio do Morumbi, na zona oeste da cidade de São Paulo.

Segundo o boletim de ocorrência, os policiais militares estavam nas imediações da avenida Jules Rimet com a rua Sérgio Paulo Freddi, entre os portões 6 e 7 do Morumbi, quando torcedores são-paulinos tentaram invadir a área de isolamento para chegar ao estádio. Os PMs conseguiram impedir o acesso, mas foram atingidos por objetos arremessados pelos torcedores. Após isso, foi necessária a utilização de munição química e explosiva, bem como o cassetete.

Garcia foi encontrado caído e inconsciente no chão pouco depois dos confrontos. O torcedor foi levado para o Hospital Municipal do Campo Limpo, porém não resistiu aos ferimentos. Pelo menos oito policiais militares também ficaram feridos durante a ação.

As investigações ainda estão em andamento e aguarda-se o depoimento dos outros dois policiais militares envolvidos na ocorrência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo