Governo do Paraná solicita adiamento do Enem em 30 cidades por causa das fortes chuvas na região

O governo do Paraná enviou um ofício ao Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), solicitando o adiamento da aplicação da prova em 30 cidades do estado. Essas cidades estão em estado de emergência devido às fortes chuvas na região.

Segundo o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, aproximadamente 50 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio se inscreveram para realizar o Enem no estado. No documento enviado ao Inep, o secretário anexou um relatório da Defesa Civil Estadual que apontava que mais de 145 municípios foram atingidos pelas chuvas, afetando mais de 185 mil pessoas.

Artigos relacionados

Roni Miranda também informou que nos 30 municípios em situação de emergência decretada, existem escolas inundadas ou que estão servindo de abrigo para famílias desabrigadas. Além disso, há problemas de deslocamento devido a estradas e ruas interditadas por deslizamentos de terra e alagamentos.

O secretário acredita que o pedido de adiamento será atendido pelo Inep, principalmente porque o órgão já concordou em remarcar a prova para dezembro para os estudantes que foram alocados em locais de prova distantes de suas residências. De acordo com o Inep, são cerca de 50 mil alunos nessa situação, representando 1% do total de inscritos.

O Inep informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está analisando o pedido de adiamento feito pelo governo do Paraná.

Cabe ressaltar que o Enem deste ano está marcado para acontecer em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, sendo que o primeiro dia engloba as provas de ciências humanas, linguagens e redação, enquanto o segundo dia abrange as provas de ciências da natureza e matemática. Caso seja concedido o adiamento, as datas das provas nessas 30 cidades precisariam ser modificadas.

É importante aguardar a decisão do Inep em relação a essa solicitação do governo do Paraná e ficar atento às possíveis alterações nas datas do Enem nessas cidades afetadas pelas chuvas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo