Repórter São Paulo – SP – Brasil

Empresa responsável pelo Enem 2023 arcará com custos extras para candidatos prejudicados por erro na definição de locais de prova.

Ministro da Educação confirma que empresa responsável pelo Enem 2023 irá arcar com os custos extras da aplicação das provas para candidatos prejudicados

Nesta terça-feira (31), o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que a empresa contratada para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 irá se responsabilizar por todos os custos extras da aplicação das provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Essa medida tem como objetivo garantir que os candidatos que se sentirem prejudicados pelo local de prova ter sido definido a mais de 30 quilômetros (km) do domicílio informado por eles, no ato de inscrição, tenham a opção de fazer as provas novamente.

As novas datas já haviam sido anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira (30), seguindo o edital do exame de 2023. O ministro falou sobre o ocorrido e afirmou que a empresa reconheceu os erros cometidos na definição dos locais de prova e se comprometeu a realizar as novas provas por conta própria. Aproximadamente 50 mil inscritos foram afetados por esse equívoco.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pelo Enem 2023, foi contratado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realizar o exame. Segundo o Inep, não há casos de inscritos que farão provas em municípios diferentes dos indicados por eles mesmos na inscrição. O presidente do Inep, Manuel Palacios, ressaltou que esses casos são problemas relacionados à inscrição e não a erros cometidos pela empresa aplicadora.

O ministro Santana citou exemplos de casos em que os próprios candidatos erraram na hora de marcar o local de prova, como um aluno do Ceará que confundiu um bairro com uma cidade, resultando em uma distância de 230 km do local onde mora. Santana descartou a possibilidade de adiar as datas originais de aplicação das provas do Enem 2023, pois acredita que os problemas identificados representam apenas 1% dos alunos inscritos.

Os inscritos no Enem 2023 já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição do exame nacional. O documento contém informações sobre o número de inscrição, datas, horários e local das provas. Para acessá-lo, é necessário fazer login na plataforma Gov.br com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada.

Essas medidas foram tomadas para garantir que os candidatos prejudicados tenham a oportunidade de realizar o exame em locais adequados, sem prejudicar o planejamento e a organização do Enem 2023, que envolvem questões logísticas complexas em todo o Brasil, como estrutura, gráficas e segurança.

Sair da versão mobile