TV Brasil celebra trajetória de Luiz Carlos Barreto com série de filmes da produtora L.C. Barreto em programa especial Cine Resenha.

A TV Brasil transmitirá uma série de filmes da produtora L.C. Barreto em homenagem à sua trajetória no cinema. Este ano marca o 60º aniversário da produtora, e para celebrar, a emissora apresentará uma edição especial do programa Cine Resenha com a presença do renomado diretor Luiz Carlos Barreto e de sua esposa, a produtora Lucy Barreto. Enquanto Luiz Carlos Barreto comemorou 95 anos, Lucy está celebrando seus 90.

A mostra temática de clássicos do cinema brasileiro começa na segunda-feira (30), logo após o Cine Resenha, que tem início às 21h, com a exibição do icônico filme “Dona Flor e seus Dois Maridos” (1976). Dirigido por Bruno Barreto e baseado na obra de Jorge Amado, o longa-metragem foi um sucesso de bilheteria e se manteve como o filme mais assistido por mais de 30 anos. Estrelado por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça, o filme abriu portas para o mercado internacional.

Artigos relacionados

Luiz Carlos Barreto afirmou que “Dona Flor divide o cinema brasileiro em antes e depois. Foi a prova de que o Brasil tem capacidade de produzir filmes de interesse internacional do ponto de vista artístico e comercial”. O filme foi o primeiro a ultrapassar a marca de 10 milhões de espectadores no Brasil.

Além de “Dona Flor e seus Dois Maridos”, a programação especial da TV Brasil irá apresentar outros sucessos do cinema nacional, como “Bye Bye Brasil” (1979), dirigido por Cacá Diegues, na sexta-feira (3), “O Quatrilho” (1995), dirigido por Fabio Barreto, no sábado (4), e “Garrincha, Alegria do Povo” (1962), dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, no domingo (5). Todos os filmes estarão disponíveis também no aplicativo TV Brasil Play.

No programa Cine Resenha, Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto relembram o início de suas carreiras no cinema e falam sobre suas participações em importantes produções nacionais, além de destacarem a influência de parceiros como Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha. A família Barreto possui uma forte ligação com a sétima arte, já que os filhos Bruno e Fabio também se tornaram cineastas renomados.

Durante a entrevista, Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto também falam sobre a experiência de concorrer ao Oscar com filmes brasileiros, como “O Quatrilho” (1995) e “O Que é Isso, Companheiro?” (1998). Eles também discutem o financiamento do cinema brasileiro e as perspectivas para o mercado.

Com bom humor, Luiz Carlos Barreto revela a origem de seu apelido, Barretão, que foi dado por Nelson Pereira dos Santos e popularizado pelo jornalista Ancelmo Gois.

Lucy Barreto comenta sobre as homenagens recebidas pela produtora em festivais de cinema, como Cannes, destacando o valor dado à produção brasileira. Segundo ela, o cinema vende a cultura do país, sua paisagem, música, comida e vestimenta.

A exibição especial dos filmes da produtora L.C. Barreto na TV Brasil é uma oportunidade única de celebrar os 60 anos de atividades da produtora e relembrar os grandes clássicos do cinema brasileiro que marcaram gerações. Através dessas obras, Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto deixaram um importante legado para a indústria cinematográfica nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo