Projeto ‘Mini Florestas’ planta 1.600 mudas de árvores em escolas de regiões vulneráveis de São Paulo

Em uma iniciativa para promover a conscientização ambiental e valorizar o território, cerca de 12 mil alunos de 16 escolas estaduais de Cidade Tiradentes, Cohab José Bonifácio, São Mateus e São Rafael participaram do projeto “Mini Florestas”. A ação consistiu no plantio de 1.600 mudas de árvores nas unidades de ensino.

O projeto, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), da Diretoria Regional de Ensino Leste 3, do Coletivo Compô e do Instituto UMAPAZ, tem como objetivo principal envolver as escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. O intuito é unir o aprendizado dos estudantes com a consciência ecológica e a valorização do entorno.

Cada uma das 16 escolas participantes recebeu 100 mudas de árvores de diferentes espécies, como pau-viola, angico-vermelho, araçá-do-mato, araçá-vermelho, grumixama e guabiroba-amarela. O projeto terá continuidade pelos próximos cinco anos, com apoio do Coletivo Compô e do Instituto UMAPAZ, para que os beneficiários possam realizar a manutenção das mudas e dos espaços destinados aos plantios.

O dirigente regional de ensino, professor Eric Vellone Coló, enfatiza que todas as escolas possuem espaço para o plantio e que a intenção é transformar as unidades de ensino em referência para a comunidade. Além do conteúdo programático curricular, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar experiências de convívio com o meio ambiente e valorização do entorno escolar. A expectativa é que o projeto aumente o engajamento e a sensação de pertencimento de toda a comunidade.

As escolas beneficiadas com o projeto “Mini Florestas” incluem a Escola Estadual Barro Branco II, a Escola Maestro Brenno Rossi, a Escola Estadual Jardim Pedra Branca, a Escola Estadual Cesar Donato Calabrez, a Escola Estadual Fadlo Haidar, a Escola Estadual Professora Rita Pinto de Araujo, a Escola Estadual Luiz Vaz de Camões, a Escola Estadual Deputado Fernando Mauro Pires da Rocha, a Escola Estadual Professor Isaac Schraiber, a Escola Estadual Orlando Silva, a Escola Estadual Roque Theophilo, a Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, a Escola Estadual Camilo Castelo Branco, a Escola Estadual Professor Saturnino Pereira, a Escola Estadual Dom Paulo Rolim Loureiro e a Escola Estadual Professora Sumie Iwata.

A iniciativa promove não apenas o cuidado com a natureza, mas também a educação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente. Com a participação ativa dos estudantes, o projeto “Mini Florestas” se destaca como uma ação importante para a construção de um futuro mais sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo