Prefeitura de São Paulo cerca cruzamento da Rio Branco com a Rua dos Gusmões para conter aglomeração de dependentes químicos na Cracolândia

A Prefeitura de São Paulo iniciou na noite de ontem a instalação de cercas no cruzamento da avenida Rio Branco com a rua dos Gusmões, no centro da cidade. Esse ponto é conhecido por ser o principal local de concentração de dependentes químicos da cracolândia. A medida foi tomada com o objetivo de proteger tanto os usuários de drogas que se encontram em situação de vulnerabilidade, como os motoristas que transitam pela região.

A decisão foi motivada pelo ocorrido recentemente, quando um motorista acelerou contra a aglomeração e atropelou 16 pessoas no mesmo cruzamento. De acordo com o condutor, ele foi cercado pelos usuários, que quebraram o vidro de seu carro e roubaram seus pertences.

A Subprefeitura Sé informou, por meio de nota, que a instalação das grades no período noturno atende a uma solicitação da Secretaria de Segurança Pública do governo estadual, e que essa medida será repetida por tempo indeterminado. Até o momento, a pasta não se manifestou sobre o assunto.

Um vídeo gravado por um morador da região mostra uma intensa movimentação de usuários de drogas na localidade durante a noite. As grades recém-instaladas isolavam a maioria dos dependentes químicos na rua dos Gusmões, porém alguns deles invadiam a avenida Rio Branco e transitavam entre os carros.

Os casos de violência na avenida se tornaram mais frequentes após a mudança do fluxo da cracolândia, que agora ocupa, de forma alternada, dois endereços na Santa Ifigênia. Durante o dia, os usuários se concentram na rua dos Protestantes e, à noite, se deslocam para a rua dos Gusmões, próximo à Rio Branco, onde permanecem durante toda a madrugada.

Em agosto, um ônibus foi atingido por uma bala perdida na avenida Rio Branco durante um tiroteio entre um policial civil de folga e supostos assaltantes, resultando em um suspeito e um pedestre baleados. Além disso, ônibus também tiveram seus vidros e retrovisores quebrados por usuários de drogas em outras ocasiões recentes.

Diariamente, ocorrem roubos e furtos de celulares contra os motoristas que transitam pela via. A prefeitura informou que adota medidas semafóricas de segurança, como o módulo amarelo piscante na extensão da avenida Rio Branco, para garantir a fluidez do trânsito durante a noite.

De acordo com o sistema de monitoramento da prefeitura, a cracolândia é mais movimentada durante a noite, com uma média de 610 pessoas frequentando o local diariamente em outubro. Esses dados indicam um aumento em relação ao mês anterior.

A ação de cercar o cruzamento da avenida Rio Branco com a rua dos Gusmões é uma resposta das autoridades às recentes ocorrências de violência e insegurança nessa região. A prefeitura busca garantir a segurança tanto dos dependentes químicos quanto dos motoristas que passam pelo local. No entanto, é importante avaliar o impacto dessa medida a longo prazo e buscar soluções mais abrangentes para lidar com a problemática da cracolândia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo