Judô brasileiro arrasa no primeiro dia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago com quatro medalhas de ouro.

O Brasil iniciou sua participação no judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de forma excelente, conquistando quatro medalhas de ouro e duas de bronze. Os seis atletas brasileiros que subiram ao tatame conseguiram subir ao pódio, mostrando a força e o talento do judô nacional.

Entre os destaques da equipe brasileira está a judoca Rafaela Silva, que teve uma vitória especial. Rafaela já havia vencido a categoria até 57kg nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, porém teve sua medalha cassada devido ao doping. Agora, com uma atuação impecável, ela conquistou o ouro ao derrotar a argentina Brisa Gómez. Além disso, Rafaela se tornou a primeira judoca brasileira a conquistar todos os títulos possíveis no esporte, incluindo dois campeonatos mundiais e uma medalha de ouro olímpica.

“Na primeira luta, veio um pouco da lembrança de 2019, então tive que segurar a emoção. Durante os últimos quatro anos eu pensei nesses Jogos de Santiago. Consegui me manter forte e focar no objetivo. Foram quatro jogos batendo na trave. Prata [2011], bronze [2015], o ouro retirado. Dezesseis anos depois, consigo esse ouro”, comemorou emocionada Rafaela.

Outro destaque da equipe brasileira foi Aléxia Nascimento, que conquistou o primeiro ouro do dia ao vencer a mexicana Edna Carrillo na final da categoria até 48kg. A jovem judoca de 21 anos se credenciou para a competição com o título do Pan Júnior de 2021, realizado na Colômbia. Aléxia foi acompanhada no pódio por Amanda Lima, que garantiu o bronze ao derrotar a chilena Mary Dee Vargas.

Ainda no sábado, Michel Augusto conquistou o ouro na categoria até 60kg ao vencer o colombiano Johan Rojas. O paulista de apenas 18 anos teve uma luta difícil, chegando a acumular duas punições por falta de combatividade, e correndo o risco de ser desclassificado. No entanto, Michel mostrou frieza e pressionou o adversário, conquistando a vitória.

Na categoria até 52kg, Larissa Pimenta revalidou o título conquistado nos Jogos Pan-Americanos de Lima ao vencer a mexicana Paulina Martinez. Assim como Michel, Larissa se beneficiou das punições da adversária para garantir a vitória e conquistar o bicampeonato.

O Brasil também teve um representante no pódio da categoria até 66kg. Willian Lima garantiu o bronze ao vencer o peruano Juan Postigos. Com uma excelente atuação, Willian encaixou dois wazaris e garantiu a medalha para o Brasil.

Com esses resultados, o judô brasileiro teve 100% de aproveitamento no primeiro dia de competições em Santiago. Neste domingo, a equipe brasileira volta ao tatame com mais seis judocas, incluindo Ketleyn Quadros, a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica no judô, em Pequim 2008.

As eliminatórias começam às 10h (horário de Brasília) e mais emoções estão reservadas para os fãs do judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo