Este já é o sexto município a suspender as atividades escolares devido a esse surto. Porém, Felício dos Santos está em uma região diferente das demais cidades afetadas. Enquanto os municípios de São João del Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas ficam no Campo das Vertentes, Felício dos Santos está localizado no Vale do Jequitinhonha, a uma distância de 540 km de São João del Rei.
A prefeitura de Felício dos Santos não divulgou o número de casos até o momento. O médico da Unidade Básica de Saúde da cidade, Adryan dos Santos, acredita que os casos podem ser de escarlatina e ressaltou que a doença é tranquila de ser tratada desde que seja diagnosticada e tratada na fase inicial.
A secretária municipal de Educação, Eloísa Rocha, informou por meio das redes sociais que os casos da infecção estão aumentando na cidade, o que levou à suspensão das aulas. A expectativa é que as atividades escolares sejam retomadas na segunda-feira.
Até o momento, não foi confirmado qual tipo de bactéria está acometendo as crianças dessas cinco cidades. A Fundação Ezequiel Dias (Funed), referência em testes deste tipo em Minas Gerais, ainda não se pronunciou. As mortes em São João del Rei ocorreram em setembro e outubro, sendo que a bactéria Streptococcus pyogenes foi apontada como a causa da infecção em uma das vítimas.
Duas crianças continuam hospitalizadas em São João del Rei, e uma delas foi transferida para um hospital em Belo Horizonte devido à piora do estado de saúde. A Secretaria de Estado de Saúde ainda não se pronunciou sobre o surgimento da bactéria em outra região do estado.
A secretaria ressaltou que, até o momento, não há evidências epidemiológicas que justifiquem a paralisação das atividades da população, como a suspensão das aulas. No entanto, a situação está sendo acompanhada de perto pela secretaria.