Boxe feminino brasileiro faz história e conquista quatro medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

O boxe brasileiro fez história nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 ao conquistar quatro medalhas de ouro no Centro de Treinamento Olímpico. Com essas conquistas, o Brasil estabeleceu um recorde como a edição do evento com o maior número de pódios alcançados por atletas brasileiros, totalizando 12 medalhas no total.

As mulheres foram fundamentais para esse feito, sendo responsáveis por todas as medalhas douradas da delegação brasileira. Carol “Naka” Almeida, Jucielen Romeu, Bia Ferreira e Barbara Almeida foram as grandes campeãs em suas respectivas categorias de peso.

O treinador-chefe da equipe de boxe brasileira, Mateus Alves, expressou sua satisfação com o desempenho da equipe feminina, afirmando que o Brasil evoluiu muito devido ao investimento em treinamento, participação em competições internacionais e pagamento em dia dos salários. Ele também ressaltou que, atualmente, Brasil e Colômbia são as potências do boxe feminino no continente.

Além das medalhas de ouro, o Brasil conquistou cinco medalhas de prata na competição. Tatiana Chagas, Michael Douglas Trindade, Wanderley Pereira, Keno Marley Machado e Abner Teixeira foram os medalhistas de prata em suas respectivas categorias. Na quinta-feira anterior, Viviane Pereira, Luiz Oliveira “Bolinha” e Yuri Falcão haviam garantido o bronze.

No surfe, o Brasil também teve um desempenho notável. Na praia de Punta de Lobos, em Pichilemu, duas surfistas brasileiras se classificaram para as finais em suas categorias. Tatiana Weston-Webb, no shortboard, e Aline Adisaka, no SUP (stand up paddle), venceram seus confrontos e disputarão o ouro. Além disso, a delegação brasileira já assegurou outras três medalhas na modalidade, com Carlos Bahia e Chloé Calmon, no longboard, e Luiz Diniz, no SUP.

Devido às condições climáticas, não haverá competições nos próximos dois dias. As finais do surfe serão disputadas na próxima segunda-feira, quando os atletas terão a oportunidade de garantir mais medalhas para o Brasil. O país demonstrou mais uma vez sua força no boxe e no surfe, consolidando sua posição como potência esportiva na América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo