Seminário da Folha discute impacto da diversidade no sistema de saúde brasileiro, revelando perda de confiança de LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

No dia 8 de novembro, a Folha promoverá um seminário sobre Diversidade no Sistema de Saúde. Uma pesquisa realizada pela farmacêutica Sanofi revelou dados preocupantes sobre a falta de confiança das pessoas LGBTQIA+ e com deficiência em relação aos seus provedores de saúde no Brasil. De acordo com o estudo, 74% da população LGBTQIA+ e 77% das pessoas com deficiência alegam ter tido experiências que abalaram sua confiança no sistema de saúde do país. Esses números são significativamente maiores do que os das pessoas não pertencentes a esses grupos.

Nesse contexto, a primeira mesa de debates do seminário discutirá a questão da saúde em relação aos grupos diversos. Profissionais da área, como a médica ginecologista e obstetra Larissa Cassiano, o médico infectologista Vinicius Borges (conhecido como Doutor Maravilha nas redes sociais), a fisioterapeuta Merllin de Souza e Raul de Paiva Santos (coordenador-geral de diversidade e interseccionalidade no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania), apresentarão suas perspectivas sobre o que é necessário para aumentar a confiança das pessoas no sistema de saúde.

Já a segunda mesa de debates abordará propostas e iniciativas que visam tornar o sistema de saúde mais diverso e acolhedor para as pessoas que fazem parte dos grupos minoritários. Dentre os participantes desse debate, estarão presentes a deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Alesp, e a assistente social Renata Souza, que ocupa uma cadeira no Conselho Nacional de Saúde Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas. Além delas, também participarão a psiquiatra Gracielle Rodrigues, vice-coordenadora do Teamm (Ambulatório de Cognição Social Marcos Mercadante, da Unifesp), e a enfermeira oncologista Giseli de Carvalho, diretora da SOBREXP (Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa).

O evento contará com a realização da Folha e o apoio da Sanofi. As mesas de debate serão mediadas pelos jornalistas Victoria Damasceno, editora de Saúde, e Jairo Marques, editor de Vida Pública e colunista.

O webinário terá início às 15h, no prédio da Folha, localizado na região central de São Paulo. A transmissão ao vivo do evento poderá ser acompanhada no site da Folha e no canal do jornal no YouTube.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo