Desafios sociais e ambientais são possíveis temas da redação do Enem 2023, segundo especialistas

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das partes mais importantes da prova, pois tem um peso significativo no desempenho final do estudante. O tema da redação só é conhecido no momento em que o candidato realiza o exame, o que gera muitas especulações e ansiedade nos dias que o antecedem. Para ajudar os candidatos a se prepararem, o jornal Estadão ouviu professores e reuniu os principais temas sugeridos por eles.

Um dos possíveis temas é o combate à violência de gênero no Brasil. O país ainda é um dos primeiros do mundo em mortes de mulheres e da comunidade LGBTQIA+. Dados da ONU mostram que em 2022, 228 pessoas LGBTQIA+ foram assassinadas, a maioria travestis e mulheres trans. Além disso, o Brasil liderou o ranking mundial de assassinatos de pessoas trans pelo 14º ano consecutivo. A professora Eva Nóbrega destaca a importância de abordar esse tema na redação.

Outro tema sugerido é a paridade salarial entre homens e mulheres no Brasil. Apesar de a Constituição já proibir qualquer tipo de discriminação, a desigualdade salarial entre homens e mulheres no mercado de trabalho ainda é uma realidade. Em julho deste ano, foi sancionada uma lei que garante igualdade salarial entre ambos os gêneros, mas é necessário que haja fiscalização e punição para quem descumprir a lei.

Os desafios para a reforma do sistema prisional brasileiro também são apontados como possíveis temas da redação. Ainda existem prisões que remontam à Idade Média e que são pioradas pelas investidas de várias facções. Além disso, o combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil é outra temática que pode ser abordada. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, mais de 1.400 trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados no primeiro semestre deste ano.

A questão ambiental na Amazônia também pode ser tema da redação, especialmente em relação à necessidade das populações de habitarem as próprias terras em meio ao debate sobre o Marco Temporal. A seca no Amazonas, que atingiu sua menor extensão desde 2018, e a crise climática são outros assuntos que podem ser abordados.

A inteligência artificial, associada principalmente ao comportamento social, é mais uma possível temática da redação. O uso dessa tecnologia tem sido cada vez mais presente, e sua regulamentação pode ser um aspecto importante de discussão. Além disso, a infância, o racismo no esporte e a lei de cotas para quilombolas também são alguns temas que podem ser abordados na redação do Enem deste ano.

Os estudantes devem estar preparados para qualquer um desses temas, pois é fundamental que saibam desenvolver um bom texto e atingir a nota máxima na redação. São assuntos relevantes para a sociedade brasileira e que podem exigir uma visão crítica e argumentativa dos participantes do exame.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo