Santo André realiza 4ª Conferência Municipal de Cultura para discutir políticas públicas e direito à cultura

Nesta sexta-feira (27) e sábado (28), Santo André sediará a 4ª Conferência Municipal de Cultura, no Teatro Conchita de Moraes, localizado na Praça Rui Barbosa, s/nº, bairro Santa Teresinha. O evento é destinado a todos os profissionais e artistas da cidade interessados em contribuir para as discussões das políticas públicas voltadas ao setor cultural.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a conferência abordará seis eixos principais, em consonância com a 4ª Conferência Nacional de Cultura: institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura; democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e direito às artes e às linguagens digitais.

Além de promover debates e reflexões sobre essas temáticas, a atividade também tem como objetivo estabelecer diretrizes para o Plano Nacional de Cultura e elaborar propostas para aprimorar o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Os delegados eleitos durante a conferência representarão Santo André na etapa estadual.

A 4ª Conferência Municipal de Cultura é uma iniciativa conjunta do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Pró-Reitoria em Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento conta com o apoio das duas instituições para sua realização e busca promover a participação ativa da sociedade civil nas discussões sobre cultura e seus desdobramentos na cidade.

Para mais informações sobre a conferência, os interessados podem acessar o site acesse.santoandre.br/ConferenciaDeCultura2023. Lá estão disponíveis detalhes sobre a programação, os palestrantes e demais informações relevantes.

Com a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, Santo André reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor cultural e a promoção de políticas públicas que valorizam e incentivam a diversidade artística e cultural da cidade. Estes encontros são fundamentais para a construção coletiva de diretrizes e propostas que garantam o desenvolvimento e a democratização da cultura em todos os níveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo