SBPC lança 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” para homenagear pesquisadoras brasileiras destacadas

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou a quinta edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que homenageia cientistas brasileiras destacadas. O prêmio é dedicado à categoria “Mulheres Cientistas” e tem como objetivo reconhecer pesquisadoras brasileiras que tenham contribuído significativamente para a ciência, gestão científica e ações em prol da ciência e tecnologia nacional. Serão premiadas três cientistas, uma de cada uma das áreas do conhecimento: Humanidades, Biológicas e Saúde, e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

As Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC estão sendo convidadas a enviar indicações de candidatas ao prêmio até o dia 31 de outubro. As indicações devem ser devidamente justificadas e acompanhadas de uma mini-biografia atualizada da candidata, um currículo atualizado na Plataforma Lattes, e uma carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio.

As indicações devem ser feitas exclusivamente através de um formulário online disponível no link fornecido. O anúncio das premiadas será feito no dia 19 de janeiro de 2024. A cerimônia de outorga do prêmio está marcada para o dia 06 de fevereiro de 2024, durante um evento de celebração do centenário de Carolina Bori, que está sendo organizado pela SBPC.

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento. O prêmio leva o nome de Carolina Martuscelli Bori, a primeira presidente mulher da SBPC. A SBPC, que já teve três mulheres presidentes e atualmente tem a maioria da diretoria composta por mulheres, criou essa premiação como forma de reconhecimento e incentivo às cientistas brasileiras.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, realizado em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Nas edições anteriores do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, diversas cientistas brasileiras foram premiadas e receberam menções honrosas. Na primeira edição, Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), foi premiada na categoria “Mulheres Cientistas”. Já na terceira edição, as premiadas foram Nilma Lino Gomes, Gulnar Azevedo e Silva e Beatriz Leonor Silveira Barbuy, em suas respectivas áreas de atuação.

Confira o edital do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” 2023/2024 – categoria “Mulheres Cientistas” no site da SBPC e participe enviando suas indicações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo