De acordo com o parlamentar, o Plano Nacional de Logística (PNL) estabelece metas “ambiciosas” para 2035, e uma delas é aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas dos atuais 20% para 30% ou 40%. No entanto, alcançar esses objetivos exigiria um investimento de aproximadamente 170 bilhões de reais.
Confúcio Moura destacou que tanto o setor público quanto o setor privado precisariam trabalhar em conjunto e utilizar ao máximo suas capacidades para que essas metas sejam alcançadas. Ele ressaltou a importância da inauguração da Ferrovia Norte-Sul, que conecta os estados de São Paulo, Goiás, Tocantins e Maranhão, como um passo crucial para impulsionar o desenvolvimento do país.
O senador também mencionou a importância das debêntures incentivadas de infraestrutura como forma de captar recursos e investir em modalidades de transporte mais baratas. Ele destacou que, graças a essas debêntures, já foram captados 60 bilhões de reais. Com o apoio desses recursos financeiros, o governo brasileiro terá a oportunidade de investir em outros modais ferroviários e também melhorar as malhas hidroviárias do país.
Confúcio Moura fez questão de ressaltar que a Ferrovia Norte-Sul foi lançada há exatamente 40 anos, no governo Sarney, e que atualmente as parcerias público-privadas têm sido fundamentais para sua gestão. Ele acredita que esse modelo de parceria é essencial para que o país consiga avançar na ampliação da malha ferroviária e do desenvolvimento socioeconômico como um todo.
Em seu discurso, o senador reforçou a importância de se investir em modais de transporte mais sustentáveis e eficientes, como as ferrovias, que além de trazerem benefícios econômicos, também são mais amigáveis ao meio ambiente. Ele concluiu afirmando que o governo brasileiro terá mais recursos para investir nesses modais ferroviários e nas malhas hidroviárias, proporcionando um transporte mais econômico e seguro para toda a população.