Bebeteca municipal em São Paulo proporciona espaço de diversão e aprendizado para crianças de até 3 anos

A primeira bebeteca municipal de São Paulo foi inaugurada no final de setembro no CEU Barro Branco, em Cidade Tiradentes. O espaço é destinado ao desenvolvimento de crianças com até 3 anos e 11 meses, enfatizando a interação com adultos e familiares.

No local, um tapete colorido serve como pretexto para espalhar brinquedos no chão. Tecidos de diferentes cores viram capas de super-heróis e princesas, estimulando a imaginação das crianças. Um sofá claro, repleto de almofadas multicoloridas, se torna um lugar para dar cambalhotas. Bonecos de pano de diferentes cores e estilos expressam a diversidade das crianças. Caixotes e escorregadores de madeira são transformados em um playground.

Segundo Shirley da Silva Santos, professora de educação infantil e formadora na Secretaria Municipal de Educação, os mobiliários e materiais da bebeteca foram escolhidos para provocar a curiosidade, experimentação e investigação. A criança aprende de forma livre enquanto desenvolve suas habilidades cognitivas.

De acordo com a professora, a diferença entre a bebeteca e a creche está na abordagem educacional. Enquanto a creche oferece um ambiente de convivência, a bebeteca segue um currículo educacional com foco na aprendizagem formal. Nas bebetecas, os pais, cuidadores e responsáveis acompanham as crianças nas atividades.

A inauguração da bebeteca no CEU Barro Branco trouxe alegria para muitas famílias. Joyce Gomes da Silva, auxiliar de vendas, costumava esperar sua filha mais velha, que participava de aulas gratuitas na biblioteca da unidade. Com a inauguração da bebeteca, o tempo de espera se tornou uma diversão para ela e sua filha mais nova. Joyce elogiou o espaço pensado para crianças, com brinquedos adequados para cada idade.

A primeira infância, que vai da gestação aos seis anos, é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Segundo Adriana Alvarenga, chefe do Unicef em São Paulo, investir nesse período tem impactos significativos na educação futura. As bebetecas são uma maneira de fornecer um ambiente propício para brincar e interagir durante essa fase importante.

Além disso, as bebetecas ajudam a eliminar preconceitos de gênero, permitindo que meninos e meninas brinquem com a mesma variedade de brinquedos e atividades. Adriana ressalta que as crianças não nascem racistas ou preconceituosas, elas desenvolvem esses comportamentos ao longo da vida. Ao brincar, elas aprendem a interagir com objetos e pessoas, formando adultos mais compreensivos.

A bebeteca do CEU Barro Branco foi doada pela Fundação Bernard Van Leer. Outras 11 unidades serão inauguradas em 2023 e a verba já está garantida. O objetivo é inaugurar um total de 38 bebetecas até 2024 em diversos CEUs da cidade.

Esses espaços proporcionam um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento das crianças, contribuindo para o seu crescimento cognitivo e emocional. Através da brincadeira, elas exploram o espaço, desenvolvem a coordenação motora e aprendem a interagir com os outros. As bebetecas são uma grande conquista para São Paulo e uma oportunidade valiosa para as crianças desse município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo