Governo brasileiro repatria oitavo grupo de brasileiros do Oriente Médio em meio à crise geopolítica na região

Um grupo de brasileiros está voltando do Oriente Médio ao Brasil com o apoio do governo federal. Neste domingo (22), às 18h25 de Tel Aviv, Israel (12h25 em Brasília), decolou o oitavo voo de repatriação. A aeronave responsável pelo transporte é o KC-30 da Força Aérea Brasileira, com capacidade para 209 passageiros e nove animais domésticos.

A previsão é de que a aeronave aterrisse no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 4h desta segunda-feira (23). O governo informou que os passageiros que têm como destino final o Galeão deverão desembarcar no Terminal 2, enquanto os demais serão encaminhados para o Salão Nobre do aeroporto.

Desde o dia 10 deste mês, foram realizados voos de repatriação para trazer de volta ao Brasil brasileiros que estavam na região em meio à crise geopolítica. Com esse voo de hoje, já chega a 1.410 o total de brasileiros transportados. Além disso, foram transportados também 53 animais de estimação.

Para auxiliar no processo de repatriação, o governo federal formou um gabinete no último dia 7. As embaixadas do Brasil em Tel Aviv e no Cairo, além do escritório de representação em Ramala, foram acionadas para ajudar nessa operação. Foi disponibilizado um formulário online para identificar nacionais em situação de dificuldade.

Durante o processo de repatriação, têm tido prioridade para retornar ao Brasil os brasileiros sem passagens de volta ao país, os não residentes, as gestantes, idosos, mulheres e crianças.

A Força Aérea Brasileira designou quatro aeronaves para realizar os voos de repatriação da região para o Brasil, incluindo um avião presidencial para suporte humanitário. Além disso, o governo garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já ocorreram desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

A representação brasileira em Ramala também está atuando para retirar os brasileiros de regiões de maior tensão. Eles estão sendo hospedados em casas e apartamentos próximos à fronteira e recebendo suporte psicológico, alimentação e medicamentos.

Agora, o governo busca dialogar com as partes envolvidas no conflito para viabilizar a passagem de brasileiros através da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, na passagem de Rafah. O avião VC-2, da Presidência da República, está no Cairo aguardando para ser acionado.

Essa operação de repatriação é uma medida de apoio do governo federal para garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que se encontravam no Oriente Médio diante do agravamento da crise geopolítica na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo