Considerada uma espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, a ferrovia Norte-Sul percorre quatro das cinco regiões do país – Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste – e permite a ligação entre os portos de Itaqui, no Maranhão, e Santos, em São Paulo. Essa conexão é operada por três concessionárias.
A primeira viagem da ferrovia com destino a Anápolis foi realizada pela empresa Brado, com 58 vagões puxados por locomotivas da Rumo. A carga transportada incluía insumos industriais e defensivos agrícolas vindos da China, Estados Unidos e Europa. A viagem de 1.511 km levou três dias para ser concluída e marcou um importante passo para a efetiva operação da ferrovia.
É importante ressaltar que a Rumo venceu um leilão em 2019 para a concessão da ferrovia Norte-Sul, superando a VLI, em uma disputa que contou apenas com dois participantes. A concessão tem validade de 30 anos.
A gestão da ferrovia é dividida entre as duas concessionárias. A maior parte do trecho está nas mãos da Rumo, mas a VLI possui 720 km de concessão entre Porto Nacional, em Tocantins, e Açailândia, no Maranhão. No ano de 2022, a movimentação de cargas nesse trecho teve um aumento significativo de 15%, chegando a 15 milhões de toneladas.
Além disso, a VLI realizou a compra de vagões e locomotivas para o transporte de produtos do agronegócio brasileiro. Foram adquiridos 168 vagões e três locomotivas, num investimento de aproximadamente R$ 200 milhões. Os vagões serão entregues pela Greenbrier Maxion, de Hortolândia-SP, ainda este ano, enquanto as locomotivas serão produzidas pela Wabtec, em Contagem-MG, e entregues até dezembro do próximo ano.
Outro fato relevante é que a ferrovia Norte-Sul realizou o primeiro fluxo de biocombustíveis em conjunto, transportando etanol anidro entre Porto Nacional e São Luís, pela VLI. Anteriormente, apenas o sentido inverso da rota era feito por ferrovia. Essa operação eliminou a necessidade de três caminhões para cada vagão carregado, otimizando o transporte e reduzindo os impactos ambientais.
A conclusão da ferrovia Norte-Sul é motivo de comemoração para o setor ferroviário brasileiro, pois representa um avanço no transporte de cargas pelo modal ferroviário. Com uma infraestrutura robusta e estrategicamente localizada, a ferrovia tem potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e logístico do país, conectando importantes regiões produtoras aos portos de exportação.