Equipe feminina de ginástica artística do Brasil conquista medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos em Santiago.

A equipe feminina de ginástica artística do Brasil fez bonito nos Jogos Pan-Americanos, conquistando a medalha de prata. A competição, que está sendo realizada em Santiago, no Chile, teve a participação de grandes atletas, mas foram as brasileiras que se destacaram.

O time brasileiro, formado por Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares, Carolyne Pedro e Rebeca Andrade, conseguiu igualar o melhor resultado do país na história da prova, alcançado nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2007. Com isso, as ginastas garantiram um lugar no pódio e uma conquista que será lembrada por muito tempo.

Artigos relacionados

Diferentemente do Mundial de Ginástica, que ocorreu há um mês na Bélgica e premiou a equipe brasileira com a medalha de prata, os Jogos Pan-Americanos utilizam uma modalidade diferente. Aqui, são realizadas eliminatórias individuais por aparelhos para definir os campeões por equipes.

Na estreia da multimedalhista olímpica e mundial, Rebeca Andrade decidiu se preservar e ficou de fora do aparelho do solo. Mesmo assim, a atleta avançou às finais nos outros três aparelhos, conquistando a melhor média no salto e a segunda melhor posição nas barras assimétricas e na trave.

Apesar dos ótimos desempenhos individuais, algumas falhas acabaram deixando o Brasil com a medalha de prata. Jade Barbosa e Carolyne Pedro tiveram problemas na apresentação das barras assimétricas, o que custou alguns pontos preciosos para a equipe.

Apesar disso, Flávia Saraiva conseguiu se garantir em quatro finais individuais: solo, barras assimétricas, individual geral (que soma as notas dos quatro aparelhos) e trave. Jade Barbosa também está na decisão do individual geral, enquanto Júlia Soares conseguiu uma vaga na final do solo.

No total da disputa por equipes, o Brasil fechou a prova com 161,594 pontos, o que lhe garantiu a medalha de prata. Os Estados Unidos, que competiram antes, alcançaram a marca de 165,196 pontos e conquistaram o ouro. Já o Canadá ficou com o bronze, somando 154,230 pontos.

Essa conquista é de extrema importância para a equipe feminina de ginástica artística do Brasil. Além de igualar o recorde histórico da modalidade, as ginastas demonstraram talento e garra ao enfrentarem as dificuldades e conseguirem um lugar no pódio. Certamente, esse resultado irá impulsionar as atletas a buscarem ainda mais conquistas no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo