Repórter São Paulo – SP – Brasil

Confronto entre torcidas do Flamengo e Vasco deixa uma pessoa morta no Rio de Janeiro

No último domingo (22), um confronto entre torcidas organizadas do Flamengo e do Vasco resultou em uma morte no Rio de Janeiro. O incidente ocorreu antes do clássico válido pelo Campeonato Brasileiro, que teve como palco o Maracanã e terminou com a vitória do Flamengo por 1 a 0.

A confusão teve início próximo à estação ferroviária do bairro de Cosmos, na zona oeste da cidade. De acordo com relatos da polícia, foram ouvidos disparos de arma de fogo por passageiros de trem que estavam no local. Cinco pessoas foram levadas ao Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, também na zona oeste, por equipes do Corpo de Bombeiros e por outras testemunhas.

Infelizmente, uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer logo após dar entrada no hospital. A polícia ainda não divulgou a identidade dessa pessoa e não confirmou se ela era membro de alguma torcida organizada. Vale ressaltar que o incidente ocorreu a cerca de 60 km do estádio do Maracanã, local da partida entre Flamengo e Vasco, e não houve registros de confusão nas proximidades do estádio.

Ao todo, a Polícia Militar conduziu 76 pessoas ao Juizado Especial do Torcedor no Rio de Janeiro devido a ocorrências relacionadas a torcidas organizadas, incluindo o caso ocorrido em Cosmos. A corporação também realizou apreensões de objetos como cabos de madeira, rojões e soco-inglês em diferentes pontos da cidade, como forma de prevenir confrontos entre as torcidas.

Nas redes sociais, a Polícia Militar anunciou que reforçou a segurança nos arredores do Maracanã e do estádio Nilton Santos, onde o Botafogo e o Athletico-PR disputaram o restante da partida interrompida no sábado por falta de energia elétrica. O duelo terminou empatado em 1 a 1 e sem a presença de público.

É lamentável que episódios como esse ainda ocorram no futebol brasileiro. A violência entre torcidas é um problema recorrente, que coloca em risco a integridade e a vida das pessoas. Medidas mais rígidas e efetivas de segurança são necessárias para garantir a tranquilidade nos eventos esportivos, e é fundamental que os clubes e as autoridades se unam para combater esse tipo de situação. A rivalidade entre as torcidas é parte da cultura do futebol, mas deve se limitar apenas ao campo, sem prejudicar a sociedade como um todo.

Sair da versão mobile