Aumento de 84% no número de casos suspeitos de covid-19 chega aos hospitais particulares de São Paulo

Nos últimos dias, os hospitais privados do estado de São Paulo têm enfrentado um aumento significativo no número de casos suspeitos de covid-19 que chegam aos pronto-socorros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), houve um crescimento de 84% nesses atendimentos, levando em consideração dados de 81 hospitais da capital e do interior, entre os dias 10 e 19 deste mês.

Além do aumento nos casos suspeitos, a pesquisa revelou que 76% dos hospitais relataram um aumento no número de internações relacionadas à doença. No entanto, a maioria deles afirma que esse crescimento foi de cerca de 5%. Essas informações foram divulgadas antecipadamente pelo jornal O Globo e obtidas pelo Estadão.

Essa tendência de aumento já havia sido alertada pelo boletim Infogripe, produzido pela Fiocruz, no início do mês. Segundo o relatório, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país têm registrado um crescimento expressivo no número de casos de covid-19. O levantamento considerou dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) do Ministério da Saúde até o dia 9 de outubro.

Os dados do SindHosp também mostraram que 92% dos hospitais indicaram um aumento de até 5% no número de internações por covid-19 em leitos de UTI. Em média, esses pacientes permanecem internados por até quatro dias.

Uma das prováveis causas para o aumento das hospitalizações é a circulação de subvariantes do vírus. Em agosto, a nova variante Éris foi identificada em São Paulo, e desde então tem se espalhado pelo país. Diante desse cenário, o Ministério da Saúde tem enfatizado a importância da vacinação como estratégia de prevenção contra a doença.

Em relação aos números gerais da pandemia, o Brasil acumula um total de 37.858.614 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, em 2020, e registra 706.276 mortes.

Diante desse aumento preocupante de casos e internações, é essencial que a população mantenha os cuidados preventivos, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social. Além disso, é fundamental que todos estejam com a vacinação em dia, pois essa é a principal medida de proteção contra a covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo