Reunião da Comissão discute Plano de Turismo Municipal e destaca importância do turismo religioso e gastronômico em São Paulo.

Na última quinta-feira (19/10), a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo realizou uma reunião com representantes do setor de turismo da cidade. O objetivo do encontro foi discutir diversos temas importantes para o turismo paulistano, como o Plano de Turismo Municipal (Platum), a 2ª edição da Confetur (Conferência Internacional de Turismo), o turismo religioso e o gastronômico.

Durante a reunião, foi apresentada a programação da 2ª Confetur, que acontecerá entre os dias 30 e 31 de outubro, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo. Neste evento, será divulgado o novo Plano de Turismo Municipal, que terá vigência de 2024 a 2029. O último plano, elaborado em 2019/2021, tinha perspectivas até 2030, portanto, o novo Platum se trata de uma atualização. Desde 1999, a cidade de São Paulo elabora planos para o setor de turismo.

Fernanda Ascar, diretora da SPTuris (São Paulo Turismo), explicou que o novo plano está sendo elaborado com a participação da população, do trade turístico e da sociedade civil. Ela ressaltou a importância da atualização do Platum para definir os próximos passos e metas do turismo nos próximos anos.

No entanto, a pandemia da Covid-19 gerou um atraso no desenvolvimento do novo Plano de Turismo Municipal. Victoria de Paula Magalhães, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, afirmou que o plano atual foi estendido até 2023, mas agora é necessário reformulá-lo para se adequar ao atual cenário de retomada do setor.

Além do Platum, a reunião também abordou o turismo gastronômico e religioso. O Mercado Municipal de São Paulo está sediando o Festival de Gastronomia e Cultura desde setembro deste ano, com o objetivo de trazer cultura e gastronomia de diversos países para a capital paulista. Aldo Bonametti, presidente do Mercado Municipal de São Paulo, afirmou que o festival proporciona uma oportunidade para a população experimentar outras culinárias. A próxima edição do festival, que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, trará comida de diversos países do continente africano.

Sobre o turismo religioso, o pastor Clovis Lages da Silva, sacerdote do Tabernáculo do Templo de Salomão, ressaltou sua importância para elevar a espiritualidade das pessoas que visitam São Paulo. Outros convidados também participaram da reunião, como representantes de museus e uma guia de turismo da Catedral da Sé.

O vereador Sansão Pereira, que presidiu a reunião, destacou a importância de promover e apresentar todo o potencial turístico da cidade de São Paulo, pois isso gera emprego, renda, cultura, diversão e turismo. A reunião contou também com a participação das vereadoras Janaína Lima e Sandra Santana.

Você pode conferir a íntegra da reunião através do vídeo disponível no site da Câmara Municipal de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo