Operação Voltando em Paz repatria brasileiros em Israel e enfrenta desafio na Faixa de Gaza

O governo federal, por meio da Operação Voltando em Paz, está realizando o nono voo de repatriação de brasileiros que se encontravam em Israel. A aeronave escolhida para a operação é a KC-30 (Airbus A330 200), pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), e tem previsão de decolagem da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h desta sexta-feira (20), com destino a Tel Aviv, em um voo direto.

A iniciativa conta com um avião da FAB, o KC-30, que retornou nesta quinta-feira (19) da cidade de Tel Aviv trazendo 219 brasileiros repatriados da zona de guerra no Oriente Médio. O voo foi o sexto realizado até o momento e chamou a atenção por trazer também 11 animais de estimação dos brasileiros resgatados. Com esta última ação, o número de brasileiros atendidos pela Operação Voltando em Paz já chega a 1.135.

No entanto, ainda há um grande desafio a ser enfrentado. Um grupo de brasileiros se encontra na difícil situação da Faixa de Gaza, região marcada por conflitos e com a saída de pessoas limitada. Diante disso, um avião presidencial já está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para entrar na fronteira com o Egito e resgatar esses brasileiros que estão retidos.

Apesar dos esforços do governo federal em realizar a repatriação dos cidadãos brasileiros, a situação na Faixa de Gaza se mostra complexa e demanda ações mais específicas para a retirada segura de nossos compatriotas. A Operação Voltando em Paz trabalha em conjunto com as autoridades locais e internacionais para garantir a segurança e o bem-estar de todos os brasileiros que ainda se encontram na região de conflito.

O retorno dos brasileiros repatriados de Israel está previsto para domingo (22) à tarde, com o pouso do KC-30 programado para a madrugada de segunda-feira (23) no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A Operação Voltando em Paz é um exemplo de como o governo brasileiro tem se empenhado em trazer de volta seus cidadãos que se encontram em situações de risco em outros países, garantindo a assistência necessária para o retorno seguro e tranquilo ao território nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo