Ministério do Meio Ambiente busca parcerias para aperfeiçoamento do cicloturismo no Brasil

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) está em busca de parcerias com estados, municípios e o Distrito Federal para promover o cicloturismo no Brasil. A pasta lançou recentemente o edital Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo, com o objetivo de selecionar projetos que melhorem a infraestrutura cicloviária, conectando áreas verdes, Unidades de Conservação e corredores ecológicos. As propostas podem ser enviadas até o dia 5 de novembro.

O cicloturismo faz parte do turismo de natureza e consiste na exploração de áreas urbanas e rurais por meio de bicicletas, trazendo benefícios como a redução de emissões de poluentes. Além disso, a atividade proporciona aos municípios a oportunidade de criar, oficializar e promover seus roteiros turísticos com um baixo investimento.

O edital disponibilizará R$ 2 milhões para apoiar até dez iniciativas, que devem ter um valor mínimo de R$ 200 mil e prazo de execução de 18 a 24 meses. Existe a possibilidade de ampliação do valor total, dependendo da disponibilidade orçamentária.

De acordo com o MMA, além dos estados, municípios e o Distrito Federal, consórcios públicos intermunicipais também podem participar do edital, desde que atuem em áreas de interesse ambiental ou na promoção do turismo.

Os projetos selecionados deverão ter como objetivo a conexão de áreas verdes, fragmentos de vegetação nativa, Unidades de Conservação e corredores ecológicos, além de melhorar a infraestrutura verde através do cicloturismo integrado a iniciativas de melhoria da infraestrutura cicloviária. Isso inclui a implementação de sinalização, mobiliário de apoio, estratégias de divulgação, incluindo sítios eletrônicos, e capacitação da cadeia produtiva relacionada às rotas de cicloturismo.

Duas metas devem ser cumpridas pelos projetos selecionados: o aperfeiçoamento das rotas de cicloturismo, por meio da aquisição de equipamentos e contratação de serviços, entre outras ações; e a elaboração ou atualização dos planos de comunicação das rotas existentes, com estratégias para promover essas rotas, detalhar informações online e desenvolver ações para os provedores de serviços na região.

Segundo o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf, a iniciativa tem potencial para contribuir para o desenvolvimento local e regional.

“Acreditamos que o cicloturismo é uma ferramenta importante para ampliar as infraestruturas verdes, aproximar a população dos corredores ecológicos e das áreas verdes e, assim, conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da prática de esportes ao ar livre”, afirmou Maluf.

Os projetos selecionados deverão apresentar contrapartidas financeiras, de acordo com a tabela estabelecida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias no ano em que o repasse for firmado. A expectativa é que essas ações fortaleçam o cicloturismo no país e incentivem a preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo