Escola Municipal de Educação Ambiental de Santo André inaugura sala pedagógica que valoriza a diversidade da África

Na última quinta-feira, dia 19, a Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará, localizada em Santo André, inaugurou uma nova sala pedagógica dedicada ao continente africano. O objetivo do espaço é valorizar a diversidade cultural dos povos africanos, apresentar aspectos naturais, como fauna e flora, além de promover jogos tradicionais, contação de histórias e instrumentos musicais da cultura afro-brasileira.

Segundo Edilene Vieira Fazza, gerente da Emea, a sala África não é estática e estará sempre em processo de construção e contribuição por parte de todos. A intenção é que os alunos andreenses possam aprender mais sobre a cultura afro-brasileira e africana. Durante o evento de inauguração, os alunos e visitantes participaram de contações de histórias e apresentações musicais.

A sala África, que faz parte da Emea Parque Tangará, conta com diferentes ambientes que despertam a curiosidade dos visitantes. Os totens apresentam informações sobre seis países africanos e suas culturas locais, como pratos típicos, brincadeiras e curiosidades. Um dos destaques é o painel Raio-X África, que mostra características gerais do continente, como seus 54 países e mais de dois mil idiomas.

O espaço também representa alimentos e costumes do cotidiano africano, por meio de atividades como caça-palavras e painéis interativos. Além disso, a biodiversidade da fauna e flora africanas é valorizada, assim como a importância da preservação ambiental e técnicas agrícolas.

Maria Clara, aluna de 11 anos, aprovou o novo ambiente da Emea e se encantou com a área dedicada à savana e aos animais expostos. Para deixar o ambiente ainda mais imersivo, diversos livros infantis estão disponíveis sob um baobá cenográfico, ressaltando a importância dos contos de origem africana e afro-brasileira.

A música também está presente em toda a exposição, convidando os visitantes a experimentar diferentes instrumentos e descobrir os sons que podem criar. A estética também é valorizada, com a presença de capulanas, tecidos africanos com estampas cheias de significado.

A Emea Parque Tangará – Parque Escola está localizada na Rua Anacleto Popote, 46, na Vila Valparaíso. O espaço tem como objetivo conscientizar crianças, professores e funcionários sobre questões ambientais e ciências naturais, estimulando a participação dos pais e da comunidade. No site do parque (www.parqueescola.org.br), é possível encontrar materiais pedagógicos, edições da revista Emea e cursos oferecidos à comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo