Consórcio Cosud promove agenda colaborativa para o desenvolvimento econômico dos estados do Sul e Sudeste, representando quase 70% do PIB nacional.

A Agência de fomento do governo do Estado de São Paulo, a Desenvolve SP, participará da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontecerá de 19 a 21 de setembro na Sala São Paulo. Durante o evento, serão realizados seminários com bancos e agências de fomento das regiões Sul e Sudeste.

A Desenvolve SP tem como objetivo fornecer crédito para micro, pequenos e médios empresários, além de prefeituras do estado de São Paulo. Ao longo de 14 anos, a instituição financeira já investiu mais de R$ 6,6 bilhões em projetos de investimento nas áreas de inovação e sustentabilidade, por meio de mais de 18 mil operações.

No estado de São Paulo, nos três primeiros trimestres deste ano, a Desenvolve SP registrou seu melhor resultado desde o início da pandemia. Foram liberados R$ 655,5 milhões para prefeituras e micro, pequenos e médios empreendedores, um aumento de 28,7% em comparação com o mesmo período do ano passado e 24% maior do que em 2021.

O objetivo do simpósio das agências de fomento é promover a troca de experiências sobre a concessão de financiamentos públicos e privados nas regiões Sul e Sudeste, além de discutir a efetividade da aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda.

Além da Desenvolve SP, participarão do encontro a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Agência de Fomento de Santa Catarina S.A (Badesc), a Fomento Paraná, a Agência de Fomento Rio Grande do Sul (Badesul Desenvolvimento) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O destaque do Consórcio de Integração Sul e Sudeste é o compromisso dos sete estados envolvidos em uma agenda colaborativa, especialmente no que diz respeito ao Desenvolvimento Econômico. Juntos, esses estados representam quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que evidencia a importância do bloco para o crescimento econômico da região.

Durante o evento, os secretários de Desenvolvimento Econômico dos sete estados participarão de um encontro para trocar experiências e discutir propostas de interesse comum. Dentre as pautas a serem abordadas estão a geração de emprego e renda, empreendedorismo, competitividade, reforma tributária, incentivos à oferta de produtos e serviços, liberdade econômica e desburocratização de processos.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em 2019 com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os estados participantes, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em benefício do Brasil. Nesta edição, o tema central será Meio Ambiente e Segurança Pública. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo