Repórter São Paulo – SP – Brasil

Comissão da Criança analisa inclusão de crianças e adolescentes com deficiência nas redes municipal de ensino.

A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude aprovou, em reunião realizada nesta quinta-feira (19/10), três requerimentos para investigar informações relacionadas à participação de estudantes com deficiência na rede municipal de ensino e às ações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em prol de crianças e adolescentes. O objetivo é agendar futuras reuniões com os secretários das pastas responsáveis.

A presidente da comissão, vereadora Rute Costa (PSDB), é autora de dois dos requerimentos aprovados. Ela convidou o secretário de Educação, Fernando Padula, e os responsáveis pela coordenação de políticas da Secretaria Municipal de Educação (SME) para fornecerem informações sobre a inclusão e participação de crianças e adolescentes com deficiência nas escolas municipais. No outro requerimento, a parlamentar convidou a secretária da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, e os coordenadores de políticas da pasta para discutirem as ações de inclusão da juventude com deficiência.

O terceiro requerimento, de autoria da vereadora Ely Teruel (PODE), convida a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, para comparecer à reunião e falar sobre as ações desenvolvidas com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Teruel ressaltou a importância dos requerimentos para debater políticas municipais inclusivas e que atendam os jovens em situação de vulnerabilidade.

As vereadoras Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) e Luana Alves (PSOL) também destacaram a importância da conversa com o Executivo para direcionar as políticas de inclusão. Elaine afirmou que recebe demandas sobre inclusão em seu gabinete e Luana expressou preocupação com a situação das Auxiliares de Vida Escolar (AVEs), responsáveis pelo cuidado das crianças com deficiência nas escolas. Luana explicou que as AVEs são contratadas por Organizações Sociais de saúde, recebem baixos salários e têm uma situação delicada, uma vez que também trabalham como cuidadoras de idosos.

A reunião completa pode ser assistida através do vídeo disponibilizado.

Sair da versão mobile