Programa Rotas Rurais será debatido no 9° Encontro do Cosud para evitar desperdício de alimentos

Durante o 9° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece entre os dias 19 e 21 de outubro, na cidade de São Paulo, o Programa Rotas Rurais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), será um dos temas debatidos. Esse programa tem como objetivo levar cidadania ao campo através da otimização da logística de distribuição de alimentos, trazendo um grande ganho social para a população rural.

O Programa Rotas Rurais funciona como um CEP rural personalizado, estabelecendo mapas, rotas e localização das propriedades rurais. Até o momento, já foram mapeadas mais de 57 mil quilômetros de vias rurais e atingidas 291 mil propriedades rurais no Estado de São Paulo. Essa iniciativa pioneira recebeu recentemente o prêmio “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública”, durante o Gov Summit 2023, em Brasília, e está prestes a ser sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas como endereçamento oficial da zona rural do Estado.

Além do Programa Rotas Rurais, o Grupo Temático da Agricultura também abordará ações integradas para redução e desperdício de alimentos. O objetivo é focar em boas práticas que diminuam as perdas dos alimentos e otimizem a mão de obra e os recursos financeiros. Entre as ações previstas estão a utilização de produtos próximos ao vencimento, bancos de alimentos, separação de partes comestíveis de frutas e verduras danificadas, processamento de resíduos alimentares e a não geração de lixo orgânico.

No setor de mão de obra, as ações integradas visam treinamento, especialização e educação para reduzir perdas no processo produtivo, desde o transporte até a embalagem final, principalmente de alimentos sensíveis e de curta durabilidade. Com todas essas práticas, busca-se uma melhor performance da área financeira, remunerando adequadamente a produção alimentar, avaliando custos de cadeias produtivas e desonerando as mesmas a fim de não despender recursos com dejetos orgânicos.

Outra iniciativa importante que será discutida é a criação de uma central de atendimento digital para produtores rurais e assentados, oferecendo assistência técnica e extensão rural. Além disso, será implantada uma central que facilitará a emissão de documentos e certificados dos agricultores.

Para mais informações sobre o Cosud e inscrições para as equipes de governos interessadas, é possível acessar o site https://www.cosud.sp.gov.br/. Após a inscrição, os participantes poderão baixar e acessar o APP do Cosud em seus celulares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo