Santo André realiza mutirão Pop Rua Jud para oferecer serviços de cidadania a moradores em situação de rua

Na cidade de Santo André, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e a 26ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, está sendo realizado o mutirão Pop Rua Jud Santo André, que visa oferecer serviços de cidadania para os moradores em situação de rua. Essa iniciativa acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, na Praça do Carmo, das 10h às 15h.

Durante o mutirão, os moradores em situação de rua terão acesso a uma série de serviços disponibilizados pela organização. Entre eles, estão a distribuição de refeições, frutas, suco e água, kits de higiene bucal, oportunidades de emprego, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites e Covid-19, orientações sobre álcool e drogas, cortes de cabelo, emissão de documentos, defesa em processos criminais, orientação para imigrantes, entre outros.

O evento Pop Rua Jud é coordenado pelo TRF-3 e conta com a parceria de diversas instituições públicas e organizações não governamentais. Essa iniciativa visa ajudar, de forma emergencial, as pessoas em situação de rua. Vale destacar que o Pop Rua Jud é uma ação nacional criada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Além do TRF-3, outras entidades participam dessa ação em Santo André. Entre elas, estão a Prefeitura de Santo André, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Poupatempo, Correios, Receita Federal, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, Exército Brasileiro, Tribunal Regional Eleitoral, INSS, Caixa Econômica Federal, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Faculdade de Direito de Santo André e Cúria de Santo André.

Outras instituições também estão presentes na ação, como a Agência da ONU para as Migrações, a Agência da ONU para Refugiados, o Comitê Nacional para os Refugiados, a Polícia Federal, a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), a Faculdade Anhanguera Santo André e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Com o intuito de mobilizar o maior número de pessoas possível, os educadores sociais da Secretaria de Assistência Social estarão circulando pela cidade para sensibilizar as pessoas e encaminhá-las até o local do mutirão. Vale ressaltar que o evento é acessível, contando com um intérprete de Libras oferecido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Esse mutirão é de extrema importância para a população em situação de rua, pois proporciona acesso a serviços básicos de cidadania e contribui para a reintegração dessas pessoas na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo