No primeiro dia de operação sob a gestão privada, o trânsito estava intenso na chegada ao aeroporto devido à chuva. Muitos passageiros enfrentaram dificuldades para chegar ao local com antecedência, o que gerou reclamações. Um dos passageiros relatou que levou cerca de 20 minutos para percorrer uma pequena distância entre as avenidas 23 de Maio e Washington Luís, no entorno de Congonhas.
A Aena ainda não apresentou um projeto para as obras, mas planeja desenvolvê-lo até o final do ano e apresentá-lo à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). As mudanças na infraestrutura interna e externa do aeroporto incluem a construção de um novo local para embarque e desembarque por carros de aplicativo e alterações viárias no entorno, em negociação com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Além disso, estão previstas outras obras estruturais, como a construção de um novo terminal e a ampliação da sala de embarque remoto. Com a construção do novo terminal, o número de pontes de embarque deve aumentar de 12 para 20. A estimativa é que as mudanças no acesso viário estejam concluídas até 2026.
Congonhas faz parte de um lote com 11 aeroportos arrematado pela Aena. A empresa planeja investir um total de R$ 3 bilhões em todos eles, com previsão de que R$ 150 milhões sejam gastos no próximo ano.
No primeiro dia de operação sob a gestão privada, o aeroporto recebeu voos de Recife e teve a decolagem de um voo com destino a Belo Horizonte. Apesar da chuva, o diretor do aeroporto, Kleber Meira, afirmou que houve 95% de regularidade nos pousos e decolagens, com o mesmo percentual de pontualidade. Até as 9h da manhã, 94 voos haviam chegado ou partido de Congonhas, transportando 14 mil passageiros. Para este dia, estavam previstas 590 operações no aeroporto.
Os passageiros que estiveram no aeroporto no primeiro dia sob a nova gestão reclamaram do novo painel de informações de voos, que é difícil de ser visualizado. Yis admitiu que a concessária terá que melhorar o serviço. Como uma forma de apresentação da empresa, vários luminosos em verde destacam a marca da Aena.
Desde segunda-feira, os passageiros já podem fazer consultas sobre seus voos no site da Aena, ao invés do portal da Infraero, que era responsável pela administração do aeroporto até então.