O hip hop surgiu nos Estados Unidos, no final dos anos 60, como uma forma de expressão das classes menos favorecidas da sociedade urbana, em meio a conflitos sociais e violência. Criado como uma cultura das ruas, o movimento busca representar a voz das comunidades marginalizadas. E é nessa perspectiva que a FLIRP 2023 aborda o hip hop, destacando sua relação com a literatura.
A mesa de debates, mediada pela poeta e professora Cristina Macena, reunirá figuras importantes do cenário do hip hop, como Markão II, integrante dos grupos de rap DMN e Realidade Cruel. O rapper também teve atuação relevante no movimento negro e participou de projetos como o Rapensando a Escola e a primeira revista de hip hop do Brasil, Pode Crê.
Eduardo Taddeo, rapper, compositor, ativista, educador e escritor brasileiro, e Sacolinha, escritor e graduado em Letras, também estarão presentes na mesa de debates. Sacolinha ficou conhecido por seus romances e livros de contos, além de seu envolvimento em projetos de leitura em locais vulneráveis, como nas prisões.
Markão II destacou a importância da literatura na vida das pessoas, especialmente nas comunidades periféricas e entre os fãs de hip hop. Ele ressaltou que a literatura marginal, com conteúdos próximos ao que o rap aborda, tem se desenvolvido e suprido a falta de livros que contem histórias de maneira acessível.
Além da presença dos rappers na FLIRP, o evento também contará com o pocket show ‘Respeito, atitude e postura’, do rapper W.O. Preto, que apresentará em seu mais novo trabalho recortes e referências do rap e hip hop dos anos 90.
A Feira Literária de Ribeirão Pires acontecerá nas ruas Felipe Sabbag, Domingos Morgado, Leonardo Meca e no Paço Municipal. Neste ano, o evento será dedicado à autora e romancista Clarice Lispector. A programação conta com mais de 30 editoras confirmadas, mesas de conversa e painéis, escritores convidados, atrações culturais gratuitas e gastronomia.
A FLIRP 2023 promete ser um evento imperdível para os fãs de literatura e hip hop, oferecendo uma oportunidade de explorar as conexões entre esses dois universos e promovendo o acesso à cultura e informação para todas as pessoas.