Estudantes invadem sede da Secretaria Estadual de Educação em São Paulo para cobrar reunião com secretário Renato Feder.

Cerca de 30 estudantes invadiram, nesta terça-feira (17), a sede da Secretaria Estadual de Educação, localizada na praça da República, no centro de São Paulo. O motivo da invasão foi a busca por um encontro com o secretário Renato Feder, para discutir mudanças nas políticas adotadas nas escolas estaduais, principalmente em relação ao novo ensino médio.

Os alunos, ligados à União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), são contrários ao novo modelo de ensino médio e às ações implementadas pelo governo Tarcísio de Freitas. De acordo com os estudantes, eles têm tentado agendar uma reunião com o secretário há meses, porém sem sucesso, o que culminou na decisão de invadir o prédio.

A ação dos estudantes contou com a presença de policiais militares, que acompanharam o protesto de forma pacífica. Após uma negociação com o secretário-executivo da pasta, Vinícius Neiva, parte do grupo conseguiu agendar uma reunião. No entanto, Renato Feder não estava presente no local, pois estava em Campos do Jordão participando de um encontro com supervisores de ensino.

A principal demanda dos estudantes é a revogação do novo modelo de ensino médio, que entrou em vigor em São Paulo no ano de 2021. Segundo matéria da Folha de São Paulo, as mudanças no currículo deixaram as turmas do último ano sem aulas de história, geografia, biologia, química e física em 2023.

Luiza Martins, presidente da Upes, afirma que já foram protocolados mais de 20 pedidos de reunião com o secretário, mas eles nunca foram atendidos. Os alunos também reclamam da ausência das disciplinas regulares, que foram substituídas por matérias dos itinerários formativos. Além disso, eles criticam a falta de estrutura nas escolas estaduais, o modelo de escola integral implementado em São Paulo e as medidas de tecnologia impostas nas salas de aula.

Em nota, a Secretaria de Educação informou que os pleitos apresentados pelos estudantes serão avaliados pela área técnica. Ainda não há informações sobre quando ocorrerá a reunião entre os alunos e o secretário Renato Feder.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo