Chapada Diamantina, na Bahia, é atingida por incêndios florestais que afetam 14 cidades e mobilizam 200 bombeiros

No último sábado (14), a Chapada Diamantina, região localizada no estado da Bahia, foi atingida por incêndios florestais que afetaram ao menos 14 cidades, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros da Bahia. Além disso, outras áreas nas regiões oeste e norte do estado também foram alvo das chamas.

Felizmente, o incêndio foi controlado no sábado, porém, as equipes dos bombeiros continuaram trabalhando no domingo (15) para realizar o rescaldo e monitoramento do fogo que atingiu a Serra do Candombá, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, que é uma área federal. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também colaborou com brigadistas para ajudar no enfrentamento das chamas, juntamente com voluntários.

A operação de combate contou com cerca de 200 bombeiros e aproximadamente 40 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. As cidades afetadas pelos incêndios foram: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, São Desidério, Barra, Vanderley, Santa Rita de Cássia, Cotegipe, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Angical, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Pilão Arcado, Rio do Pires, Lençóis, Palmeiras e Érico Cardoso.

Para auxiliar no combate às chamas, foram utilizados drones e seis aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia. Além disso, os bombeiros realizaram ações preventivas junto à população local.

Durante o incidente, imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram uma grande coluna de fumaça se elevando no topo de uma montanha, evidenciando a força e magnitude do incêndio.

Além disso, o Corpo de Bombeiros da Bahia informou que nove bombeiros e duas viaturas estão apoiando o combate aos incêndios florestais que estão ocorrendo no estado do Piauí. Essa ação está sendo realizada na divisa entre Bahia e Piauí, na cidade de Morro Cabeça no Tempo.

Diante desses episódios de incêndios florestais, é fundamental destacar a importância da conscientização e prevenção por parte da população, assim como a necessidade de investimentos e políticas públicas eficientes para preservar e proteger o meio ambiente. Ações como essas, além de combater o fogo, ajudam a evitar futuras catástrofes e garantem a preservação das áreas naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo