Câmara Municipal de São Paulo realiza 2ª edição do Prêmio Anastácia de Forró em homenagem à cultura forrozeira

A Câmara Municipal de São Paulo promoveu, na noite desta segunda-feira (16/10), a 2ª edição do Prêmio Anastácia de Forró, em uma Sessão Solene que destacou a cultura forrozeira. O vereador Coronel Salles (PSD), integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, presidiu a sessão e ressaltou a importância do forró como patrimônio de São Paulo e de todo o Brasil.

Além do vereador, estiveram presentes representantes da ECA USP, do Fórum do Forró de Raiz de São Paulo, do Iphan SP e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe. Antônia Amorosa, representante da fundação sergipana, elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo e destacou a importância de homenagear a artista Anastácia em vida.

Vale lembrar que, em dezembro de 2021, o forró foi declarado patrimônio imaterial brasileiro pelo Iphan. A entidade considerou o forró como um supergênero musical, que agrupa ritmos como baião, xote, xaxado, chamego, miudinho, quadrilha e arrasta-pé.

A premiação foi instituída em homenagem a Lucinete Ferreira, conhecida como Anastácia, a Rainha do Forró. Aos 80 anos, Anastácia participou da entrega das premiações e expressou sua gratidão pela música que abraçou desde jovem.

O Prêmio Anastácia de Forró é dividido em cinco categorias: dança, música, comunicação, produção cultural e pesquisa. Os primeiros colocados de cada categoria receberam a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo.

Na categoria dança, os vencedores foram Ivan Ribeiro, Quadrilha Junina Asa Branca de São Paulo e Thiago Ferrarezi. Na categoria música, os premiados foram Nivaldo Gomes da Cunha (Castanheiro), Cicinho Silva e Josenildo de Sá. Na categoria comunicação, foram premiados Magno Duarte, Toshio Yamasaki e David Chavez. Na categoria produção cultural, os primeiros colocados foram Gislaine Pacheco, Carlos Magno de Souza e Coletivo Forró de Todos. E, por fim, na categoria pesquisa, os vencedores foram Quadrilha Junina Asa Branca de São Paulo, Diego Corrêa de Araújo e Tom Sapiranga.

A Sessão Solene foi registrada em vídeo, disponível para aqueles que desejam conferir todos os detalhes da premiação.

A iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo em promover o Prêmio Anastácia de Forró e celebrar a cultura forrozeira reforça a importância de valorizar e preservar as tradições musicais do país. O forró, com seus ritmos e expressões variadas, é uma parte fundamental da identidade cultural brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo