Brasileiros aguardam autorização para evacuação de Faixa de Gaza enquanto governo negocia entrada no Egito

O governo brasileiro anunciou hoje que 28 brasileiros e imigrantes palestinos estão prontos para serem evacuados da Faixa de Gaza. Desse total, são 14 crianças, 8 mulheres e 6 homens adultos. Atualmente, 10 estão em Rafah, na fronteira com o Egito, e os outros 18 estão em Khan Younes, um pouco mais ao norte. Dos 28, 22 são cidadãos brasileiros, 3 são imigrantes palestinos e 3 possuem residência no Brasil.

O grupo aguarda a abertura da fronteira e a autorização das autoridades egípcias para entrar no país. Uma aeronave da Presidência da República, um VC-2, já está em Roma, na Itália, pronta para seguir viagem para o Egito. O avião tem capacidade para transportar até 40 passageiros, além da tripulação. O Ministério das Relações Exteriores afirmou que continua negociando com as autoridades egípcias para facilitar a entrada dos brasileiros e seus familiares no país.

Até agora, a operação para resgatar brasileiros de Israel já repatriou 916 pessoas e 24 animais de estimação. O quinto voo da operação Voltando em Paz chegou ao Rio de Janeiro nesta madrugada, trazendo 215 brasileiros. Essa operação tem sido fundamental para trazer de volta ao Brasil aqueles que desejam deixar a região de conflito.

A situação em Gaza tem se intensificado nas últimas semanas, com confrontos entre Israel e o grupo palestino Hamas. Os bombardeios têm provocado um grande número de mortes e deixado a população civil em uma situação preocupante. Diante disso, muitas pessoas têm buscado sair da região em busca de segurança.

O Brasil, como parte de seus esforços para auxiliar seus cidadãos e imigrantes em situação de risco, está realizando essa operação de resgate. É importante ressaltar a importância de garantir a segurança e o bem-estar dessas pessoas, uma vez que elas estão passando por momentos difíceis e traumatizantes. Aguardamos agora a autorização das autoridades egípcias para que o resgate possa ser efetuado o mais rápido possível e essas pessoas possam voltar para casa em segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo