COI planeja criar Jogos Olímpicos de E-Sports, afirma presidente Thomas Bach

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou durante uma reunião na Índia no último sábado (14) que a entidade está planejando a criação dos Jogos Olímpicos de E-Sports em um futuro próximo. Bach revelou que pediu à Comissão de E-Sports do COI para estudar e desenvolver os Jogos Olímpicos dessa modalidade.

De acordo com o presidente do COI, estudos comprovam que mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo são adeptas dos jogos eletrônicos, sendo que cerca de 500 milhões têm interesse em competições desse tipo, seja em games que simulam esportes “convencionais” ou em outros tipos de jogos. Além disso, Bach ressaltou que a maioria dos jogadores de E-Sports têm menos de 34 anos, o que torna essa faixa etária de especial interesse para o COI.

A criação dos Jogos Olímpicos de E-Sports ocorre em um contexto de iniciativas do COI para incorporar competições eletrônicas. Em 2021, a entidade lançou a Série E-Sports Olímpica, um circuito de competições de esportes eletrônicos, e recentemente organizou a Semana de E-Sports em Singapura, em junho deste ano. O evento contou com debates e exibições de diversos jogos, além da premiação dos campeões em dez jogos, a maioria deles simulações de modalidades “reais”, embora nem todas sejam olímpicas. Jogos populares fora do cenário esportivo, como “Just Dance” e “Fortnite”, também fizeram parte da semana de eventos.

O presidente do COI destacou que essas iniciativas são os primeiros passos para a instituição dos Jogos Olímpicos de E-Sports. Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre como seriam os Jogos Olímpicos de E-Sports, mas a ideia é integrar os jogadores e fãs de jogos eletrônicos à atmosfera olímpica, proporcionando uma competição de alto nível e reconhecida em todo o mundo.

Com essa nova modalidade, os Jogos Olímpicos poderiam atingir um público ainda mais amplo e diversificado, capturando a atenção de uma geração que está cada vez mais voltada para atividades digitais. Os E-Sports ganharam enorme popularidade nos últimos anos e têm atraído milhões de espectadores em competições globais.

Esse movimento do COI em direção aos jogos eletrônicos reflete as mudanças no cenário esportivo e o reconhecimento da importância dessa indústria. Os Jogos Olímpicos de E-Sports estão se tornando cada vez mais uma realidade, abrindo espaço para uma nova forma de prática esportiva e entretenimento dentro da maior competição esportiva do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo