Operação “Bad Vibes” prende suspeito de crimes de abuso sexual infantil em ação conjunta da Polícia Civil em 12 estados.

Nesta terça-feira (10), a 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou a operação “Bad Vibes”, em conjunto com a Polícia Civil de outros 12 estados do país: Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Bahia, Pará, Paraná, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe. A operação teve como resultado a prisão de um dos investigados.

A ação policial foi resultado de investigações conduzidas pelas instituições estaduais e contou com o cumprimento de 36 mandados de busca e apreensão, além de 5 mandados de prisão temporária contra os envolvidos em crimes praticados por meio de grupos. Os suspeitos são acusados de vender e consumir vídeos e fotografias com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, tanto em plataformas digitais quanto em dispositivos físicos.

Durante as buscas, a equipe policial conseguiu localizar um dos suspeitos, que foi detido e encaminhado para a 4ª Delegacia de Polícia de Repressão à Pedofilia. Esta delegacia é responsável por apurar e reprimir os crimes contra a dignidade sexual de vulneráveis.

A operação “Bad Vibes” foi realizada com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa contou com a coordenação do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O Ciberlab/Diopo é responsável por investigar crimes cibernéticos.

Essa ação integrada teve como ponto de partida informações fornecidas pela agência Homeland Security Investigations (HSI), da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Baseado em investigações anteriores realizadas pelo órgão em Pretória, na África do Sul, foi identificada a participação ativa de brasileiros nesses grupos.

A operação “Bad Vibes” é mais um passo importante no combate aos crimes de exploração sexual infantil no país. A ação conjunta entre as polícias civis de diferentes estados mostra a importância da cooperação entre as instituições para a repressão desses crimes. A prisão de um dos investigados demonstra que a operação está tendo resultados positivos. O combate à pedofilia é uma luta constante e a sociedade precisa estar unida nessa causa, denunciando qualquer suspeita e apoiando ações como essa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo