Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governo federal envia avião presidencial para resgatar brasileiros em Gaza, que serão repatriados via Egito

O governo federal brasileiro tomou uma medida urgente nesta quinta-feira (12) para resgatar os brasileiros que se encontram em Gaza, no Oriente Médio. Foi enviado o avião VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, que irá inicialmente para Roma, na Itália, aguardando a autorização para seguir até o Egito e trazer de volta os cidadãos brasileiros que solicitaram repatriação.

O objetivo dessa ação é deslocar cerca de 20 brasileiros que estão em Gaza e manifestaram o desejo de retornar para o Brasil. A aeronave presidencial disponibilizada para essa missão possui capacidade para transportar até 40 passageiros.

O avião decolou na Base Aérea de Brasília por volta das 16h30 e fará uma parada técnica em Cabo Verde antes de aterrissar em Roma, prevista para as 6h da manhã de sexta-feira, horário local. O acionamento do avião foi feito em caráter de urgência, demonstrando a preocupação e a agilidade do governo em resgatar esses brasileiros e garantir sua segurança.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária que permita a travessia dos brasileiros entre Gaza e o Egito. A partir do Egito, será mais viável proporcionar um retorno seguro aos cidadãos brasileiros.

Essa é a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada para participar da Operação Voltando em Paz, que tem como objetivo repatriar os brasileiros em Israel. Desde o início da operação, já foram deslocados um total de 494 brasileiros, considerando os dois voos que já chegaram ao Brasil e o que está em deslocamento.

A ação do governo brasileiro mostra sua preocupação e empenho em trazer de volta os cidadãos brasileiros que se encontram em uma área de conflito e garantir sua segurança. A utilização da aeronave presidencial demonstra a importância dada a essa missão humanitária. Através do trabalho conjunto com autoridades estrangeiras, o governo tem buscado assegurar a passagem e a travessia segura desses brasileiros, completando com sucesso mais uma etapa da Operação Voltando em Paz.

Sair da versão mobile