Governador de Santa Catarina abre comportas das barragens de Ituporanga e Taió antes da chegada das tempestades.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou na noite de terça-feira (10) a abertura controlada e gradativa das comportas das barragens de Ituporanga e Taió, localizadas no Alto Vale do Itajaí. A medida tem início na madrugada desta quarta-feira (11) e visa garantir a segurança da população diante das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Jorginho Mello informou que a decisão foi tomada após receber solicitações do prefeito de Taió, Alexandre Purnhagen, e de moradores da região, que clamavam pela abertura das comportas da barragem da cidade. A reabertura das comportas só foi possível devido à melhora no tempo e aos níveis baixos dos rios, o que permitiu aos técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do estado realizar a operação controlada.

A Defesa Civil de Santa Catarina explicou que a medida se faz necessária para permitir a vazão da água represada nas barragens e aumentar a capacidade de receber novos volumes de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu alerta para o retorno das tempestades na região sul a partir desta quarta-feira, com a possibilidade de municípios receberem volumes de chuva em torno de 100 mm.

Diante dessa previsão, a Defesa Civil catarinense também alertou para o risco de descargas elétricas, ventos intensos e queda de granizo nas próximas horas. A previsão é de chuva intensa em várias regiões do estado, especialmente no extremo oeste, litoral sul e Vale do Itajaí, ao longo desta quarta-feira e do feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira.

Diante desse cenário, a Defesa Civil está em alerta e reforça a importância da população estar atenta aos acumulados de chuva, que devem ultrapassar os 100 mm em algumas áreas. O órgão também alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra, enchentes e enxurradas nos próximos dias. Caso necessário, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo número 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.

A abertura controlada das comportas das barragens é uma estratégia preventiva adotada pelo governo catarinense para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança da população. As equipes da Defesa Civil seguem monitorando a situação e realizando o trabalho de prevenção em Santa Catarina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo