Repórter São Paulo – SP – Brasil

Consórcio COSUD promove debate e busca soluções compartilhadas para o desenvolvimento das regiões e solução de problemas comuns em diversas áreas.

A Secretaria da Saúde participará da abertura das discussões e dos grupos de trabalho na reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD). O 9° COSUD terá como temática principal a Saúde e o Ambiente, além de avaliar iniciativas dos eventos anteriores. Durante o encontro, serão discutidos os sistemas de vigilância e a Tabela Sus Paulista, lançados recentemente em São Paulo.

O destaque do primeiro dia será a palestra sobre Saúde Única, que será ministrada por Jarbas Barbosa, Diretor Geral da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Em seguida, será feita a atualização dos desafios identificados nas edições anteriores do Consórcio. Nos encontros anteriores, sete eixos principais foram identificados e o desenvolvimento de cada um ficou a cargo de equipes estaduais.

No último encontro, foram identificados desafios no fortalecimento regional e na melhoria da prestação de serviços de saúde para a população, além da necessidade de avanços na área da Saúde Digital. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo fará uma apresentação sobre a nova Tabela SUS paulista, que visa complementar o valor pago por procedimentos em unidades de saúde do Estado.

No segundo dia do encontro, a discussão será focada no fortalecimento do Sistema de Vigilância em Saúde Humana, Animal e Ambiental, buscando organizar uma rede intersetorial de vigilância nessas áreas. Também serão compartilhadas experiências na consolidação e fortalecimento da política de hospitais saudáveis, assim como sua extensão para unidades de atenção primária à saúde. Ao final do dia, os resultados das discussões serão relatados.

O COSUD é composto pelos governos de seis estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de São Paulo. Criado em 2019, esse consórcio tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os estados, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais.

A expectativa é que cerca de 700 representantes dos governos estaduais estejam presentes no encontro, trabalhando em Grupos de Trabalho sobre os diferentes temas. A troca de experiências e o debate entre os participantes possibilitarão a busca por soluções compartilhadas para problemas comuns em várias áreas.

As discussões e grupos de trabalho promovidos pelo COSUD refletem a importância da cooperação entre os estados para o desenvolvimento regional e a busca por estratégias conjuntas. A saúde e o ambiente são temas cruciais para o bem-estar da população e essa reunião proporcionará uma ocasião ímpar para discutir e propor soluções inovadoras.

Sair da versão mobile