Governo de SP lança iniciativa para promover turismo familiar e inclusivo para crianças nos destinos turísticos.

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (10) o SP Pra Crianças, uma iniciativa que busca promover ambientes inclusivos e acolhedores para o público infantil nos destinos turísticos do estado. A ação faz parte da estratégia da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo para fomentar o turismo familiar.

Segundo dados da Fundação Seade, as famílias são o público que mais investe em viagens no território paulista. Portanto, é fundamental oferecer destinos turísticos que sejam seguros e diversificados para esse público. O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, destaca que as crianças geram benefícios para toda a cadeia do turismo, tornando o setor mais completo.

O SP Pra Crianças se baseia em três pilares principais. Primeiramente, na promoção, a ideia é criar rotas turísticas e atividades que unam turismo e educação, tornando os destinos atrativos para as crianças. Em seguida, na capacitação da mão-de-obra, o objetivo é tornar os destinos turísticos mais atraentes e seguros para o público infantil. E, por fim, nas soluções tecnológicas, o projeto busca oferecer um passaporte de integração com atrativos públicos e privados, além de oferecer ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem.

Além disso, o secretário Roberto de Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma digital São Paulo Para Crianças, que visa a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil.

Para impulsionar ainda mais o turismo familiar no estado, foi criado um grupo de trabalho composto por representantes do Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo, parceiros do setor privado e associações de agências de viagens, parques de diversões, atrações turísticas e do SP Convention & Visitors Bureau.

Em paralelo ao lançamento do SP Pra Crianças, a Secretaria de Turismo e Viagens divulgou uma sondagem sobre as viagens no feriadão de Nossa Senhora Aparecida. A pesquisa revelou que 80% das famílias que moram em São Paulo escolheram um destino de proximidade para viajar. As praias foram as atrações mais escolhidas (37,6%), seguidas por atrativos rurais (16,5%), destinos culturais, de lazer e gastronomia (15,3%) e municípios com parques de diversões (11,8%).

O levantamento também indicou que 85% das famílias permanecem no destino por mais de um dia e gastam em média R$ 812 por pessoa durante a viagem, que dura em média 3,5 dias. A pesquisa mostrou ainda que a maioria das famílias opta por se hospedar na casa de amigos e parentes (39,4%), seguido por pousadas (14,9%), imóveis alugados (13,8%), hotéis (9,6%) e resorts (6,4%). A cada quatro famílias que participaram da sondagem, três afirmaram que estão repetindo um destino turístico que já conhecem.

São Paulo se destaca como um dos principais destinos turísticos do Brasil, com uma oferta diversificada de atrações. O lazer se tornou a principal motivação para 49% dos turistas que viajam para o estado, de acordo com estudo realizado pelo Governo de São Paulo em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens e a Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior de São Paulo. Além disso, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelam que uma em cada cinco viagens no país é feita para destinos em São Paulo.

Com o lançamento do SP Pra Crianças e o incentivo ao turismo familiar, o estado de São Paulo busca fortalecer sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil, oferecendo experiências acolhedoras e inclusivas para as crianças.

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