Força-tarefa do governo federal visita municípios atingidos por chuvas em Santa Catarina e libera recursos para assistência humanitária.

Uma força-tarefa do governo federal, liderada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, está programada para realizar uma visita aos municípios de Santa Catarina que foram severamente afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Essa iniciativa tem como objetivo avaliar a situação e fornecer apoio às áreas afetadas.

Como parte das medidas já tomadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, foi autorizado um repasse de mais de R$ 1,2 milhão ao governo do estado. Esses recursos serão utilizados para ações de defesa civil e assistência humanitária, incluindo a compra de cestas básicas, água e itens de higiene pessoal. Além disso, informações obtidas pela reportagem da Agência Brasil indicam que mais recursos serão disponibilizados nos próximos dias.

Nesta terça-feira, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional publicou uma portaria oficial na qual reconhece a situação de emergência em 82 municípios impactados pelas chuvas intensas. Com essa medida, as autoridades municipais têm a possibilidade de solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil. Essas ações incluem o atendimento à população afetada, a restauração dos serviços essenciais, a limpeza das ruas e, posteriormente, a reconstrução de infraestruturas e moradias danificadas.

Até o momento, 89 municípios emitiram decretos de situação de emergência em Santa Catarina. No total, 135 cidades registraram ocorrências devido às fortes chuvas que ocorreram desde o dia 3 de outubro. Essas ocorrências incluem alagamentos, deslizamentos de terra e pedras, além de granizo, que causaram danos em residências, estradas e centros urbanos em várias regiões do estado.

Infelizmente, o número de óbitos relacionados às chuvas permanece em dois, sendo um no município de Palmeira e outro em Rio do Oeste. Além disso, há um ferido na cidade de Timbó.

A Secretaria Assistência Social, Mulher e Família (SAS) de Santa Catarina informa que existem atualmente 168 abrigos espalhados por 67 cidades. De acordo com o último relatório do Grupo de Ações Coordenadas do governo local, o número total de desabrigados é de 12.289.

As autoridades estaduais de Santa Catarina têm alertado a população sobre o risco de deslizamentos de terra, uma vez que o solo ainda está saturado devido às chuvas intensas. Além disso, a previsão é de mais chuvas fortes a partir da manhã desta quarta-feira. Em caso de necessidade, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo